quarta-feira, 20 de agosto de 2008

UM PROGRAMA LEGAL.....



Lúcido ou Louco? Ou lúcido e louco?

Ou quem tem medo de Cuba?

Não perca por nada!

Em setembro, na cidade de Blumenau.

E não é só.

Um jovem cubano tem vontade de deixar seu país.

------------

“El Caballero de París. Um sem-teto espanhol que viveu em Cuba. Estatura mediana, cabelos longos, castanhos escuros, barba a fazer, de porte gracioso, sempre vestido de negro com sua capa longa que voava ao vento enquanto andava. Nunca foi violento nem grosseiro, ao contrário, era um homem muito gentil e bondoso.
Podemos dizer que talvez quisesse se esquecer das coisas muito tristes e a loucura foi um escape apropriado que sua mente alienada inventou. Muito se tem escrito sobre a origem deste personagem inesquecível, José María López Lledín, El Caballero de París.

Pode-se dizer que nasceu no século XX. Dizia ter nascido em 30 de dezembro de 1899 na Aldeia de Vila Seca, na Espanha e que chegou a Havana em 1913. Aos 14 anos de idade, sua família consistia em 11 irmãos e irmãs. Dizem que chegou no navio Valvanera, que naufragou na costa cubana no início do século XX (talvez esse tenha sido um dos motivos de sua demência). Também se fala que ao ser acusado de um crime que não cometeu sua tristeza foi tanta que perdeu a razão.

O que se sabe é que esse legendário caminhante presenteava as mulheres com rosas, canetas e cartões coloridos fabricados por ele mesmo, contava histórias principescas pelas ruas, enfeitando o cotidiano da capital cubana. Em 1977, ele denominaria a si mesmo “El Emperador de la Paz. Internado no Hospital Psiquiátrico National de Cuba, em Mazorra, morreu no verão de 1985, aos 85 anos. Seus restos descansam no Cemitério Santiago de las Vegas, em Havana.

----------

Habana: uma cidade em transformação permanente.


No palco, José Antonio Alonso, um dos fundadores do Teatro Buendia, o mais importante de Cuba revela uma intensa geografia da dor, da fome, dos delírios e visões de uma cidade que mudava vertiginosamente, enquanto o personagem sozinho envelhecia secretamente, mantendo uma do gesto, da imagem, que sempre nos assombra. O ator mostra a história do personagem, sua condição de imigrante, sua juventude, as perdas familiares e outros fatos que podem ter originado seus transtornos mentais.

Maiores informações: 47 -3340 2317

Márcio José Cubiak.

Nenhum comentário: