quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Prêmio SESC de Literatura 2008 prorroga prazo para inscrições

O Serviço Social do Comércio SESC-SC anuncia que está estendendo o prazo para inscrições na sexta edição do Prêmio SESC de Literatura. Escritores que ainda não possuam livro publicado terão agora até o dia 15 de setembro para efetuar a inscrição, podendo concorrer nas categorias romance e conto.

O concurso tem por objetivo premiar textos inéditos, escritos em língua portuguesa, por autores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil.As obras recebidas serão analisadas por comissões julgadoras compostas por especialistas em literatura de vários estados e escritores escolhidos pelo SESC.

Os vencedores de cada categoria serão premiados com a publicação e distribuição de sua obra pela Editora Record, em todo o país. Vencedor na categoria conto, ano passado, com a coletânea “Beijando Dentes” Maurício de Almeida, 26 anos, de Campinas, destaca que a premiação é importante porque coloca o escritor em contato com os leitores e também com outros escritores. “O interessante deste prêmio é que ele faz a obra circular, colocando o escritor que está iniciando no mercado”, afirma. Para quem quiser se inscrever, o edital completo com ficha de inscrição, que é gratuita, e todas as informações, já está disponível no site www.sesc.com.br.

O resultado do Prêmio SESC de Literatura 2008 será divulgado em janeiro de 2009. Em Santa Catarina, as inscrições dos originais de romances e as coletâneas de contos inéditos, de acordo com o previsto no edital, devem ser enviadas para: Departamento Regional - SESC Santa Catarina A/C Setor de Cultura - Valdemir Klamt/ Maria Teresa PiccoliRua Felipe Schmidt, 785 - Centro CEP 88010-002 Florianópolis-SC Fone: (48) 3251-4837

Os vencedores de 2007
Na edição do ano passado, participaram 422 escritores brasileiros que nunca publicaram livro. Dois paulistas foram os vencedores: Sergio Guimarães, autor do romance “Zé, Mizé, Camarada André: notícia de Angola”, e Mauricio Fiorito de Almeida, com a coletânea de contos “Beijando Dentes”.

Os livros foram lançados em julho, na Academia Brasileira de Letras. Cada título tem quatro mil exemplares, que estão sendo comercializados e distribuídos também à rede de bibliotecas do SESC em todo o país. “Zé, Mizé, Camarada André: notícia de Angola” versa sobre a independência de Angola e sobre as experiências de um jornalista brasileiro no país, e nasceu da vivência do autor na África, entre 1978 e 1980. Já “Beijando Dentes” trata principalmente da incomunicabilidade entre as pessoas, tema que sempre despertou a atenção de Maurício de Almeida, formado em Antropologia. Entre os inscritos, 43 livros de contos e 26 romances foram pré-selecionados pelas subcomissões regionais, que trabalharam nesta edição no Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A comissão final foi formada por Miguel Sanches Neto e Raimundo Carrero, para os romances, e Leyla Perrone-Moysés e Daniel Piza, para as coletâneas de contos.

Nenhum comentário: