sexta-feira, 6 de novembro de 2009

INFORME GERAL SOBRE O COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS

repasando e-mail recebido, com informações bem relevantes para as artes visuais:

--

INFORME GERAL SOBRE O COLEGIADO SETORIAL DE ARTES VISUAIS E ACOES ESPECÍFICAS EM SANTA CATARINA REALIZADAS NO PERÍODO ENTRE 2005/2009.



Prezados
artistas,
críticos,
curadores,
diretores de instituicoes e
interessados em artes visuais,



Os Colegiados Setoriais de Cultura - instancias de assessoria do Ministério da Cultura / CNPC (Conselho Nacional de política Cultural), no qual participam profissionais brasileiros, surgiu em 2005 como Câmaras Setoriais de Cultura, e agora no final de 2009 estará se renovando elegendo novos representantes de todas as regioes do Brasil.

Em um processo de continuidade ao Plano Nacional de Cultura o MINC em 2008, decidiu dar continuidade aos trabalhos das Câmaras Setoriais transformando-as em uma instância permanente onde profissionais eleitos de cada regiao do Brasil possam participar ativamente do processo de implanta ção do Sistema Nacional de Cultura passando a ser chamadas de Colegiados Setoriais de Cultura.

Em 2005 eu, Roberto Moreira Junior ( artista e agenciador ) fui eleito para ser o representante de Santa Catarina nessa instância que o Governo Federal estava criando e quando ocorreu o Seminário Nacional de Artes Visuais no Rio de Janeiro eu e Neno Brasil fomos eleitos como representante e suplente (respectivamente) da Regiao Sul.

O Seminário Nacional de Artes Visuais ocorrido em meados de 2005 foi tido como histórico pela classe artística, pois a área das Artes Plásticas é tida como a menos organizada politicamente e nesse sentido, o encontro realizado e organizado pela equipe do Centro de Artes Visuais da FUNARTE RJ foi muito produtivo pois, foi ali que comecamos a pensar e avaliar entao as políticas (in)existentes para a classe artística.

Nesses 4 anos que se passaram, muitas coisas que a Camara Setorial de Artes Visuais apontou como metas, diretrizes e planos de acoes , tiveram reflexo em projetos do Ministério da Cultura e em algumas regioes do Brasil onde a administracao pública de Cultura têm mais nocao do que seja produzir arte na contemporaneidade.

Creio que esta concepcao (nocao atualizada do que seja produzir arte e cultura num contexto social e economico) , na dimensao administrativa e burocrática das Fundacoes Públicas e Privadas de Cultura seja crucial para poder planejar acoes estratégicas e projetos que tenham um alcancem além da esfera de poder e de governo. Como é comprovado pelas fontes disponíveis, a producao cultural hoje é um organismo que tem impacto significativo na Economia e na Visibilidade Estratégica de uma regiao.

Nao fosse isso, a nomeaco do cantor e compositor Gilberto Gil como Ministro da Cultura no Governo Lula, nao teria tido tanto impacto político e social (e artístico) a nível nacional como vêm tendo o Ministério da Cultura nos últimos 8 anos como nunca se viu - em termos de valorizacao, reconhecimento e prioridades das atividades artísticas culturais e de patrimônio.

Por exemplo, a solicitacao de um orcamento mínimo para a Cultura (PEC 150) - que está em trânsito no Congresso Nacional - a revisao da Lei Rouanet, a criacao de editais específicos por áreas artísticas, a concepcao de haver outros mecanismos de fomento à producao artística que nao só as leis de incentivo e etc, foram alguns dos pontos cruciais que foram levantados por muitas das Camaras Setoriais de Cultura (artes visuais, teatro, danca, musica e circo).

Gracas a a ção do Governo Federal - MINC, os profissionais puderam opinar e pensar em conjunto, quais seriao as melhorias a serem planejadas e implantadas a médio/longo prazo a todos os níveis de governo - federal, estadual e municipal.


O processo de reconhecimento e concepcao do que seria "Artes Visuais" hoje, também foi tema do CSAV (colegiado setorial de artes visuais), tendo a polêmica logo de início com a discidencia da chamada "Arte e Tecnologia" ou "Artes Digitais" que por seus motivos (sic) defendiam a separacao do campo das Artes Visuais e que hoje avancam nesse sentido, pois este grupo (através de mecanismos de negociacao direta com o MINC) se transformaram de Grupo de Trabalho á uma vaga no Conselho Nacional de Politica Cultural (CNPC), que é o órgao que gerencia e administra as acoes de cada Colegiado.

Independente desta "separacao" de conceitos e interesses a maioria dos representantes do CSAV sempre defendeu a uniao de forcas e nesse sentido compreendeu que, sim pode ser uma área que tenha outros princípios de investimentos, mas que nao se diferenciaria do contexto das Artes Visuais conceitualmente. Mas enfim a discussao segue e está em pauta nas reflexoes da classe artística e também deste Colegiado. (...)


Durante os 4 anos de trabalho voluntário de representante do Colegiado Setorial de Artes Visuais do MINC/FUNARTE, eu pessoalmente, empreendi uma "batalha" para tentar incluir em Santa Catarina e Florianópolis um pensamento profissional nas Artes Visuais através de discussoes públicas sobre Política Cultural para Artes Visuais no Estado e no Município através de reunioes com propostas, textos distribuídos e projetos artísticos.

E para ser sincero, nenhum dos órgaos responsáveis (e seus devidos diretores na época - 2005/2007) e nem a maioria dos artistas em SC, deram importância para as discussoes que se trazia das reunioes do Rio de Janeiro com a Câmara Setorial de Cultura. Isto é: pensar editais específicos e projetos públicos de artes visuais, pensar e trabalhar pela valorizacao e reconhecimento do trabalho do artista (tido sempre como "cereja de bolo de festa" por muitas instituicoes até hoje), pensar num planejamento estratégico para a área, pensar em projetos de formacao, fomento e na circulacao da producao artística e etc, etc, etc.

Todas estas propostas foram apresentadas e entregues aos gerentes e diretores das respectivas Fundacoes de Cultura no Estado de SC e no Município de Florianópolis, por meio de incansáveis reunioes e até mesmo exposicoes e curadorias que organizei durante este período em Florianópolis.

Infelizmente nada ou muito pouco das propostas e projetos de política para as Artes Visuais que elaborei (em reflexo das reunioes da Camara Setorial de Artes Visuais) durante esta época (2005/2007) foram levadas a diante ou mesmo implantadas.

O município de Florianópolis tem como tradicao cultural apenas o Folclore e foi isto que foi prioridade nos últimos mínimos 20 anos na capital do Estado. É sempre muito bom que tenha-se o reconhecimento de suas raízes através das manifestacoes populares, mas quando isso se torna um "desfoco" ou um motivo para priorizar os investimentos em Cultura em geral para apenas uma manifestacao cultural, se torna um grande problema e um grande vácuo na producao e fomento da producao artística (como é de fato percebido na capital do estado de SC).

Creio que os grupos e artistas que produziram nestes últimos 10, 15 anos em Florianópolis sao mesmo muito valentes e merecem todo o respeito e atencao, pois numa regiao que só se via boi de mamao e teatro do século XIX (nada contra as opcoes de producao, justifico a citacao pelo mesmo motivo do termo "desfoco" abordado acima) fazer e produzir outro pensamento na terra da areia e da maresia era uma coisa de mártir.

Pena que esse "reconhecimento" é apenas no campo do intelecto e ainda subjetivo, mas seguimos adiante.....

Nos anos de 2008 e 2009, menos intenso, mas com encontros específicos para apresentar as propostas e minha disponibilidade em colaborar nas discussoes de políticas especificas para as Artes Visuais, me reuní com a Presidente da Fundacao Catarinense de Cultura em 2008 a Sra. Elisabete Anderle (in memoria), e em 2009 com Sra. Anita Pires.
Na Fundacao Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes em 2008 me reuní com o Presidente da Fundacao Wilson Rosalino e em 2009 com a Coordenadora Geral Roseli Maria da Silva Pereira.

Sem um desdobramento concreto (a médio prazo) em ambas visitas, acreditava-se que de alguma forma o contato tinha sido realizado e uma pequena no ção sobre o contexto atual da producao artística tinha sido apresentado e com isso poderia ter havido uma
consideração por partes destas instituiçoes, mas as coisas nao foram bem assim
(de qualquer forma acredita-se que, essa compreensao ainda esteja em processo,
devido ao contexto abordado).

Por parte da Fundacao Cultural do Município, além da desarticulacao dos artistas
plásticos (incluem-se aqui artistas individuais e ou agremiacoes e associacoes de
artistas), que vivem em Florianópolis houve, recentemente uma certa resistência por
parte (parece) das próprias outras áreas artísticas e da própria administracao da
COnferencia Municipal de Fpolis em aceitar a proposta de Artes Visuais enviada por mim na tentativa de participar da Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis. Por
motivos adversos, o documento (anexo) chegou apenas e finalmente após a referida
Conferência aos responsáveis por esta e pela Fundacao Franklin Cascaes.

Na Fundacao Catarinense de Cultura, o problema parece a lingua que se fala, pois no
resultado do Edital Elisabete Anderle de Cultura de SC na área de Artes Visuais houve
uma confusao de conceito entre arte visuais e folclore, tendo sido contemplado altos
valores em projetos a principio duvidosos (mas de nenhuma se questiona seu valor, por suposto acompanharemos atentamente para saber realmente o objeto desses tais
projetos).
Essa opiniao, nao é uma critica pessoal como muitos acreditam, muitos artistas, criticos e curadores se manifestaram com igual desapreco pelo resultado parcial do referido
edital (conforme email que fiz circular no mes de setembro de 2009).
Inclusive o valor inicialmente divulgado e que ainda divulga-se nao é exatamente o
montante total disponibilizado, pois dos mais de 200 projetos que seriam aprovados,
apenas 189 projetos forao contemplados.......

Enfim, é aparente que a classe dos artistas plásticos, além de desarticulada,
as instituicoes responsáveis também talvez nao estejam entendendo o valor e algumas prioridades de quem trabalha realmente com artes visuais, isso se reflete
justamente em algumas in-acoes deste contexto.


::::::PARA RESUMIR:::::::


O panorama agora é outro e o processo agora é de renovacao e articulacao. E é neste sentido que o Ministério da Cultura através dos Colegiados Setoriais de Cultura FUNARTE, está organizando fóruns para comecar o processo de discussao e eleicao dos novos representantes de cada área para cada colegiado.

O Colegiado de Artes Visuais terá duas reunioes aos profissionais das Artes Visuais, uma será em Curitiba no dia 18 de novembro e a segunda será em Florianópolis em data a ser marcada na reuniao de Curitiba (provavelmente no inicio de dezembro).

Neste sentido, que se faz realmente necessário, a presenca ou manifestacao da classe artística de Santa Catarina (artistas, estudantes, professores, criticos, curadores, diretores, coordenadores, agenciadores, e etc) para podermos desenvolver as questoes internas para poder encontrarmos pessoas articuladas (e sem interesses pessoais e busca de status ), para participar desse processo democrático para pensar as questoes e as políticas públicas para as Artes Visuais a nível federal.
Creio que a nível estadual e municipal as coisas poderao ir se adaptando e nesse sentido alcancaremos o reconhecimento e teremos mais voz nesse contexto cultural que se quer desenhar em Santa Catarina.


::::::Na Prática:::::::

Como nao me encontro em Florianópolis neste momento de organizacao e articulacao, os profissionais na pessoa de Neno Brasil (artista), Lygia Helena Rousssenq Neves (Diretora do MASC) e Flávia Fernandes (artista), estarao agilizando e combinando com os interessados encontros prévios para a viagem a Curitiba para participar da Reuniao do Fórum Regional de Artes Visuais que acontecerá no dia 20 de novembro, sexta feira , as 14hs.
( nenobrazil@gmail.com , lygiahrn@terra.com.br , flaviafernandes@hotmail.com )



Nesta reuniao em Curitiba estarao profissionais dos tres estados do sul do Brasil, isto é, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no qual estarao discutindo o panorama da atuacao politica regional para as artes visuais assim como uma prévia dos interessados em se candidatarem para serem representantes e suplentes do Colegiado Setorial de Artes Visuais 2010/2012.

Na segunda reuniao que acontecerá em Florianópolis, será realizada a eleicao final dos representantes e de seus respectivos suplentes que participarao por sua vez na Pré-Conferencia Setorial de Artes Visuais a ser realizada em Brasilia no final de Janeiro de 2010 e nas posteriores reunioes do CSAV.

Neste sentido, que pe ço a todos a atencao e consideracao com as questoes aqui
abordadas e para as próximas que serao realizadas.

Haverá também no sábado (07/11) em Florianópolis uma reuniao com os artistas no
Auditório do CEART/UDESC das 14 ás 18h.
E ao contrário do que diz a carta enviada pela Associacao dos Artistas Plásticos de SC (AAPLASC), foi elaboradas e pensadas sim propostas a serem apresentadas nas
Conferências de Cultura (tal afirmacao na carta da AAPLASC confirma tal desarticulacao da classe artística, sendo que, seu presidente participou da ultima reuniao que
organizei sobre este tema em Julho de 2009, na Fundacao Cultural Badesc).



Serviço:
- 7 de novembro a partir das 14hs - Reuniao com artistas no Auditório do CEART/UDESC, Florianópolis , coordenado pela
AAPLASC;
- 18 de novembro ás 14hs - Fórum Regional de Artes Visuais coordenado pelos representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais MINC/FUNARTE em CURITIBA, PR , Solar do Barao . (informacoes com Neno Brasil);

- Início de dezembro (data a ser definida na reuniao de Curitiba) - Fórum Regional de Artes Visuais coordenado pelos representantes do Colegiado Setorial de Artes Visuais MINC/FUNARTE em FLORIANÓPOLIS, SC em lugar a ser divulgado posterioremente. (Nesta reuniao serao eleitos os novos representates da REGIAO SUL para o CSAV).

(em anexo segue documento base enviado a responsáveis pela Conferencia Municipal
de Cultura de Florianópolis e encaminhado a alguns artistas)

Sem mais para o momento,
estarei a disposicao para maiores esclarecimentos sobre os assuntos aqui abordados.

Atenciosamente,
---
Roberto Moreira Junior
http://traplev.multiply.com


(((((nota 1: por favor desculpem-me a pontuacao e os possíveis erros de portugues e os possíveis equívocos na descricao do assunto))))))
(((((nota 2: por favor repassem este email para suas listas de interessados)))))
(((( nota 3: estarei disponível posteriormente para qualquer conversa e esclarescimento)))))

Nenhum comentário: