terça-feira, 17 de novembro de 2009

Espetáculo "Morte"

Peça Teatral “Morte”, de Woody Allen

Bacharelado em Teatro – FURB
Direção: Pita Belli

Para a montagem de formatura os alunos do Bacharelado em Teatro da FURB, juntamente com a professora de Prática de Montagem III, Pita Belli, elegeram trabalhar em uma comédia de Woody Allen. Na escolha pesou o senso de humor inteligente, ácido e irônico presente em toda obra do autor. Além disso, para o grupo, a experiência de montar uma comédia se configurou como uma possibilidade de aprofundamento da pesquisa de atuação na área do cômico.
"Morte” apresenta uma paródia do velho mito da morte que vem buscar suas vítimas. Kleinman, um pacato cidadão de classe média (cujo nome significa “homem sem importância”), é acordado aos sobressaltos no meio da noite por um grupo de conhecidos que alega ter formado uma espécie de milícia para caçar um perigoso assassino, à solta pelas ruas da cidade. Ele protesta, resiste, mas não tem jeito, pois se não se juntar a eles, poderá sofrer retaliações.
Uma vez na rua, Kleinman dá início a uma agonia muito semelhante à de Joseph K., o protagonista de O processo de Kafka, para quem nunca era revelada a natureza da acusação que pesava sobre ele. Também a Kleinman ninguém revela sua parte no plano. Tromba com um, com outro, chegam a acusá-lo de não estar fazendo direito seu papel, sem, contudo, dizer que papel era esse.
A histeria coletiva que se instala é terreno fértil para atitudes extremadas. E assim acontece. Os grupos desentendem-se. Formam-se vários grupos dissidentes, chegando até a matar integrantes uns dos outros. Kleinman é forçado a decidir a qual deles pertenceria. Mas decidir como? Então, um homem com pretensos poderes místicos fareja-o e o denuncia como o assassino. Todos os grupos se juntam para executá-lo ali mesmo, na rua, sem qualquer direito de defesa. A massa está enlouquecida. Mas ele consegue fugir. E Kleinman, finalmente, encontra-se com tão procurado assassino...
Para a montagem, além da direção de Pita Belli, os alunos contaram com a colaboração de professores de outras disciplinas: Olívia Camboim Romano – Interpretação, André de Souza – Preparação Vocal para a Cena, e Fábio Hostert – Preparação Corporal para a Cena.
O espetáculo será apresentado nos dias 17,18 e 19 de novembro de 2009, na Sala Alternativa (S 113), no Campus I da FURB, sempre às 20h30min e tem entrada gratuita.

2 comentários:

m.cubiak disse...

Nossa!
Texto de Woody Allen e o cartaz feito pelo Tim Burton!

rsrsrsrs

Charles disse...

rsss...