Edital Exposições Temporárias
Museu Victor Meirelles 2010
Museu Victor Meirelles 2010
Até o dia 15 de dezembro estão abertas as inscrições para o Edital Exposições Temporárias 2010 do Museu Victor Meirelles, de Florianópolis - SC, vinculado ao IBRAM/MinC.
O Edital prevê a seleção de quatro propostas de exposição que serão realizadas no Museu Victor Meirelles entre abril de 2010 e fevereiro de 2011. As exposições são apresentadas no andar térreo do Museu, situado na casa onde viveu o artista Victor Meirelles, edifício histório no centro da cidade de Florianópolis.
A sala de exposições possui pequenas dimensões, de cerca de 40m 2 , e características arquitetônicas marcantes, o que tem conferido um caráter mais específico para as montagens e permitindo diálogos produtivos entre a arquitetura e as intervenções e propostas expográficas de cada exposição.
Nesta edição do Edital, a Comissão Consultiva, responsável pela seleção das propostas, será formada por 07 profissionais atuantes no panorama artístico catarinense, incluindo artistas, pesquisadores e profissionais das áreas de curadoria, critica, gestão institucional, museologia, conservação e educação: Charles Narloch, Fernando Lindote, Raquel Stolf, Ana Lucia Vilela, Ângela Paiva, Rosivaldo Flausino e Julia Amaral (representante da Associação dos Amigos do MVM).
Além disso, em 2010, o Museu pretende retomar a publicação da revista eletrônica “um ponto e outro”, que foi desenvolvida entre 2006-2007 reunindo uma série de textos críticos, entrevistas, imagens e material de apoio e pesquisa sobre cada mostra do programa. O Programa também conta com mediações especializadas desenvolvidas pelo setor educativo da instituição. Considerando a complexidade da produção de arte contemporânea e a importância de sistematizar e mediar estes conteúdos junto ao público, estas iniciativas são estratégias fundamentais para contribuir para a qualificação do Programa.
Nos últimos anos, o Programa tem contado com importantes mostras de artistas convidados, trazendo exposições inéditas para o estado, com artistas como: Leonilson, Waltércio Caldas, Rubens Mano, Daniel Senise e Brígida Baltar, entre diversos outros. Os artistas selecionados também representam uma amostra muito rica da produção no país, incluindo uma crescente diversidade de abordagens, pesquisas e linguagens.
Neste sentido, vale destacar que o Programa de Exposições do MVM constitui uma referência importante para a formação de público, estímulo à produção artística e uma possibilidade singular de reflexão e debate sobre a arte contemporânea.
Para saber mais sobre o Edital, os artistas interessados poderão acessar o regulamento, plantas baixas e fotografias da sala de exposições temporárias no site do Museu: www.museuvictormeirelles.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário