quinta-feira, 30 de junho de 2011

Renúncia de Daiana Schvartz ao Conselho do MAB

Por Daiana Schvartz*


Durante alguns anos venho participando do debate cultural na cidade de Blumenau. Além da minha formação acadêmica na Furb, comecei minha vida artística em 1998 através das oficinas culturais promovidas pela Fundação Cultural de Blumenau. Foi nas aulas de pintura em tela que comecei a participar das exposições e da vida cultural na cidade. Por isso, sempre acreditei e defendi muito o papel do órgão público na formação cultural de uma sociedade. Evidentemente que Blumenau há muito tempo não é mais uma referência na promoção de políticas públicas neste setor, mas ficou nítido que nos últimos anos vivemos um momento de decadência neste cenário. Por conta disso, tenho lutado ao lado de outros cidadãos para garantir continuidade e criação de políticas que permitam acesso a bens culturais para distintos públicos da cidade. Por este motivo, que na última Conferência de Cultura me candidatei para ser conselheira do Museu de Arte de Blumenau. No entanto, nos últimos meses a situação ficou insustentável através do autoritarismo e da incapacidade de gestão da atual administração da Fundação Cultural de Blumenau. Isto ficou explícito e inadmissível após a denúncia de “desacato” a uma conselheira do Conselho de Cultura, demonstrando impossibilidade de diálogo entre a sociedade e a atual administração da Fundação. Além disso, ficou evidente a inoperância das propostas feitas pelas conferências, como por exemplo a necessidade de resolver as ilegalidades no Casarão das Oficinas.


Não me resta outra alternativa, senão renunciar ao Conselho do MAB, já que o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinubing, não foi capaz de dar a mínima atenção ao debates culturais da cidade em que foi eleito para administrar. Não estou desistindo, pois continuo acreditando no papel da sociedade civil na construção de políticas democráticas. Mas, estou convencida que com esta administração não há mais esperança sincera de mudança.


Há de chegar um dia em que a EDUCAÇÃO e CULTURA serão prioridades em Blumenau.


*Artista Visual e professora de desenho.

Nenhum comentário: