sábado, 17 de outubro de 2009

Seminários e Oficinas

www.libidinagens.wordpress.com


www.viscerateatro.wordpress.com (convido vocês a visitarem)
_____________________

Eis aqui uma boa iniciativa e que atenderá, também, o estado de Santa Catarina, a partir de uma demanda percebida: a falta da oferta de capacitação para gestores e produtores culturais, sejam públicos ou privados.

O Ministério da Cultura, através da Secretaria de Fomento e Incentivo a Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas (Minc), SESI e Itaú Cultural, vai iniciar nova etapa na formação e capacitação de agentes culturais públicos e privados. A primeira iniciativa aconteceu em 2008 e atendeu mil pessoas das regiões Norte e Nordeste.

A intenção é fornecer, através da plataforma ensino a distância e encontros presenciais, subsídios teóricos para a elaboração e gestão de projetos culturais alinhados com as políticas públicas e com a consistência necessária para se garantir parcerias.

Haverá encontros presenciais em cidades do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e dos estados de Santa Catarina e Espírito Santos, locais em que se verifica um desequilíbrio em termos de ofertas de capacitação.

Entre 2009 e 2011, atividades continuadas de formação serão desenvolvidas nas plataformas presencial e virtual. O bom é que cidades do interior das regiões e estados contemplados receberão os encontros. É bem possível que Blumenau seja uma dessas cidades.

Serão 3 etapas:

-1ª etapa: Nivelamento de conteúdos (curso de 15 horas à distância) – livre acesso

-2ª etapa: Oficina presencial (3 dias) – vagas limitadas, para regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Santa Catarina e Espírito Santo

– 3ª etapa: Avançada (módulos de 15 a 30 horas, à distância) – para os que participaram da 1ª e 2ª etapas

E o conteúdo?

- Política e gestão cultural;
- Economia e financiamento cultural;
- Oficina prática de elaboração de projetos;
- Direito autoral;
- Negociação e marketing cultural;
- Gestão de projetos culturais;

Mais informações na página do Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: