terça-feira, 22 de setembro de 2009

XVII Semana de História


05/10
Palestra:
Auditório Arquitetura 18:30h

Memória e História do Tempo Presente - algumas questões
Cristiani Bereta da Silva - UDESC

O Tempo Presente inaugura uma série de questões para o campo da pesquisa histórica, não propriamente restritas e condicionadas a produção de trabalhos relacionados a um período muito próximo ou ao instante, mas, principalmente, por participar de um paradigma buscado na ruptura com o tempo único e linear, pluralizando assim os modos de racionalidade que organizam a sociedade contemporânea. Nesta perspectiva convidarei os presentes a pensar algumas das implicações e também possibilidades teóricas e metodologicas de uma História do Tempo Presente imbricadas com as tensões inerentes da relação entre História e Memória.
06/10
Oficina: Sala R -129 14h
Aurélia Maria dos Santos - FURB

Cartografia: a apropriação e o reconhecimento do espaçoOrientação e reconhecimento do espaço. Pontos de referêncas. Orientação no espaço. Construção de mapas e apropriação do território. Construção, leitura e interpretação de mapas. Tecnologias na produção cartográfica.

Palestra:
Auditório Arquitetura 18:30h

Gênero e Ditadura no Cone Sul: questões para uma história presente.
Cristina Scheibe Wolff - UFSC

Através de exemplos da pesquisa empreendida pelo Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC, intitulada Gênero, feminismos e ditaduras no Cone Sul, procuro problematizar a questão da história do presente. Toda a história é uma história do presente, na medida em que, como aponta Marc Bloch, ela é elaborada com as indagações que o presente proporciona. Por outro lado, no caso das ditaduras, dos movimentos de resistência, da repressão, o passado se faz presente através da memória social e dos movimentos que buscam justiça. Ao pesquisar sobre as relações de gênero nas organizações de esquerda e sobre o surgimento e a influência do feminismo naquele período de ditaduras, nos deparamos com algumas das questões que se impoem para a história do presente: como escolher as fontes, como lidar com a vinculação entre a história que estamos pesquisando e escrevendo e os desdobramentos políticos desta questão, entre outras.
07/10
Oficina: Sala R -129 14h

Guilherme Becker

Fotografia

Palestra:
Auditório Bloco J 18:30h


Modernidade
Adriano Luiz Duarte - UFSC


Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1988), mestrado em Sociologia pela mesma universidade (1995), doutorado em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado pela New York University (2008-2009). Atualmente é professor adjunto no departamento de história da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde leciona história contemporânea e história do Brasil, com ênfase em República. Leciona também no programa de pós-graduação, investigando, principalmente, os temas ligados à história do trabalho, direitos de cidadania, estado-novo, associativismo popular, cultura popular e cultura política.
08/10

Oficina: Sala R -129 14h

Prof Dr. José Endoença Martins

LITERATURA AFRO-DESCENDENTE: Identidades Ficcionais na África, Estados Unidos e Brasil.Na oficina, a literatura de matriz africana – Literatura Afro-Descendente – será problematizada a partir de três conceitos, três metáforas, três identidades, três continentes e um grande número de personagens. Em romances escritos na África, América e Brasil, os personagens negros Nwoye, Okonkwo, Akunna, Absalom Kumalo, John Kumalo, Stephen Kumalo, Pecola Breedlove, Milman Dead, Jadine Childs, Skeeter, Ismael, Emanuel e Bertilia serão examinados em suas relações de contato e de afastamento dos conceitos Negrice, Negritude e Negritice, das metáforas Ariel, Caliban e Exu e das identidades assimilacionistas, nacionalistas e catalistas que estes atores, de modo particular, e o afro-descendente, de modo geral, podem assumir em momentos especiais das suas vidas.

Palestra:
Auditório Arquitetura 18:30h


Palestra: Tempo e Duração: memória e história
Celso Kraemer - FURB


Possui graduação em Filosofia pela Fundação Educacional de Brusque (1990), mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é clt da Faculdade São Luiz e professor titular da Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ética e política, psicologia e história da filosofia.

09/10
Oficina: Sala R -129 14h

Daiana Schvartz

Estêncil e Intervenção Urbana

Palestra:
Auditório Arquitetura 18:30h


Palestra: "Epistemologia da história do tempo presente".
Helenice Rodrigues da Silva - UFPR


Teve a graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais; especialização em História Contemporânea pela Universidade de Franche-Comté, Besançon (França); mestrado em Historia pela Université de Paris X, Nanterre e doutorado ("doctorat d'état") em História - Université de Paris X, Nanterre (1991). Pesquisadora associada no Laboratório Communication et Politique (1990-1996). Pós-doutorado no Institut d'Histoire des Temps Présent (CNRS), Paris, França (2004). Atualmente é professora associada I da Universidade Federal do Paraná. Possui formação na área de História Contemporânea (Europa e América) e História Intelectual, trabalhando principalmente com as áreas da Epistemologia da História, História do Tempo Presente, Sócio-História Cultural e Intelectual. Suas pesquisas privilegiam abordagens em "história cruzada" e em "transferências culturais". É autora de: "Texte, action et histoire - réflexions sur l'engagement", Paris, L'Harmattan (1995). "Fragmentos da história intelectual" - entre questionamentos e perspectivas, Campinas, Papirus (2002). Co-autora com H. Kohler "Travessias e cruzamentos culturais - a mobilidade em questão". Rio de Janeiro, Editora Fundação Getulio Vargas (abril de 2008). Desde 2004 é pesquisadora associada no laboratório do Institut d' Histoire du Temp Présent (CNRS - França).
Festa 09/10 - Sexta-feira
Submarino Aquarelo: contracultura em movimento
Com a banda: Tortas Flamejantes
KGB Bar & Cia
R$ 5,00

Um comentário:

Georgia Martins disse...

Mas que notícia maravilhosa!
Vou participar, claro que vou!