sexta-feira, 18 de setembro de 2009

4ª Conferência Municipal de Cultura


Abertas as inscrições para a 4a. Conferência Municipal de Cultura

A Fundação Cultural de Blumenau e o Conselho Municipal de Cultura realizam nos dias 25 e 26 deste mês, na Furb, a 4ª Conferência Municipal de Cultura, que terá como tema Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento. Durante dois dias, sexta e sábado, serão debatidas as políticas culturais da cidade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento ou via e-mail festivais@fcblu.com.br. A ficha de inscrição também está disponível no site http://www.fcblu.com.br/

A promoção conta com o apoio do Sesc e da Furb.

Programa (Metodologia proposta conforme orientação do MinC para a realização das conferências municipais de cultura preparatórias para a realização da II Conferência Nacional de Cultura).

Sexta-feira – dia 25 19 horas - Cerimônia de Abertura: Hino Nacional, pronunciamento do prefeito de Blumenau, da Presidente do Conselho Municipal de Cultura e da Presidente da Fundação Cultural de Blumenau. Introdução das palestras sobre os Eixos Temáticos do tema geral das conferências de Cultura em 2009: Presidente da Mesa - Prof. Dr. José Roberto Severino, Departamento de História da Furb.
Palestras
Eixo Temático 1 - Produção Simbólica e Diversidade Cultural: Produção de arte, diálogos interculturais, formação, democratização da informação - Prof. Dra. Maria José Ribeiro/ Prof. Tuca, Furb
Eixo Temático 2 - Cultura, Cidade e Cidadania: Cidades como espaço de produção, intervenção e trocas culturais, garantias de direitos e acesso a bens culturais - Prof. Dra. Taiza Mara, Univille.
Eixo Temático 3 – Cultura e Desenvolvimento Sustentável: Importância estratégica da cultura no processo de desenvolvimento - Sr. Sylvio João Zimmermann Neto, Diretor de Desenvolvimento Econômico – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Blumenau Eixo
Temático 4 - Cultura e Economia Criativa, Economia como estratégia de desenvolvimento - Sr. Charles Narloch, Diretor Executivo da Fundação Cultural de Joinville.
Eixo Temático 5 - Gestão e Institucionalidade da Cultura: Fortalecimento da ação do Estado e da participação social no campo da cultura – Prof. Dr. Milton de Andrade, Diretor Geral do Centro de Artes, Udesc.

Participação no Plenário Perguntas do Plenário para os palestrantes, condução do Presidente da Mesa, prof. José Roberto Severino.

Encerramento Palavra final do Presidente da Mesa, prof. José Roberto Severino (continuação da Conferência no sábado, 26 de setembro)


Sábado, dia 26

8h30min: apresentação Camerata de Violões da Furb, direção do violonista prof. Renato Mor

9 horas: Grupos de Trabalho (GTs) divididos conforme os Eixos Temáticos para discutir, formular e deliberar sobre propostas de estratégias, à luz dos eixos e sub-eixos temáticos definidos no Regimento Interno da II Conferência Nacional de Cultura. Formação de um grupo por eixo para a elaboração das propostas de estratégias. Os GTs serão formados de acordo com a escolha de cada integrante pela participação de determinado eixo temático, independentemente da área artístico-cultural à qual pertença.

Importante: o resultado do trabalho que cada GT deverá apresentar na reunião plenária que acontecerá no período da tarde deverá conter:
a) Um breve texto-resumo com as reflexões do seu grupo sobre o assunto do seu eixo temático
b) Duas a três propostas de estratégias à luz do eixo temático do seu grupo para cada âmbito: municipal, regional, estadual e nacional.

10h30min: Intervalo

10h50min: Continuidade dos Gts Eixos Temáticos

12h30min: Intervalo/Almoço

13h30min: Eleições - Seis indicações para conselheiros na Gestão 2010/2011 do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau e indicações para representantes da Conferência Municipal de Cultura de Blumenau na Conferência de Cultura Estadual ou II Conferência Nacional de Cultura.

14 horas: Continuidade dos GTs Eixos Temáticos

16 horas: Intervalo 16h20min: Plenária, apresentação pelos relatores dos GTs das propostas de estratégias elaboradas à luz dos eixos temáticos para os contextos municipal, regional, estadual e nacional. Cada GT deverá apresentar entre duas a três propostas de estratégias para cada âmbito municipal, regional, estadual e nacional.

18 horas: Encerramento da 4a. Conferência Municipal de Cultura de Blumenau.

Fonte: Noemi Kellermann, presidente do CMC (3322 9876)Jornalista: Marilí Martendal – MTb/SC 00694 JP. 3326 8124 e 9943 0235.

Nenhum comentário: