segunda-feira, 11 de abril de 2011

Temporada de Teatro apresenta O Rouxinol e o Imperador


A Fundação Cultural de Blumenau e os grupos de teatro da cidade apresentam de quarta a domingo, 13 a 17, o espetáculo O Rouxinol e o Imperador, encenado pelo Grupo Fãs de Teatro, na Temporada Blumenauense de Teatro. As apresentações acontecem às 20 horas, no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau. Ingressos com o Grupo ou no local, a R$ 14 inteira e R$ 7 meia-entrada (apresentando filipeta da Temporada ou carteirinha do Clube do Assinante). Sessões extras para escolas podem ser agendadas para os horários da tarde. Classificação livre.  

Em sua mais nova montagem o Grupo dá continuidade à sua pesquisa sobre improvisação. Aline Appi e Natália Curioletti se dividem sob a direção de Pita Belli, na atuação desse espetáculo especialmente elaborado para o público infantil. O Grupo acredita que o uso da improvisação, com sua relação direta com a plateia, contribui para estimular a criança a ser atuante e crítica dentro do processo artístico e do jogo cênico, proporcionando liberdade de inserção de temas inerentes à comunidade em que está inserida, instigando reflexões que podem reverberar em sua vida cotidiana.
Conta uma antiga lenda chinesa que um dia, quando passeava com seu fiel criado, o Imperador capturou e prendeu um pássaro desconhecido, que o atraiu pelo seu canto e pelas suas cores incomuns. No entanto, uma vez na gaiola, o pássaro deixou de cantar, trazendo infelicidade para o Imperador e seu povo. O Imperador, então, tomou conselhos com o comediante do palácio, que o fez refletir sobre o significado dos desejos e das virtudes. Meditando sobre esses conselhos, o Imperador percebeu o erro que cometera e libertou o pássaro, afastando a escuridão que cobria o país e trazendo de volta a felicidade para si e para o seu povo.
Esse conto será utilizado como roteiro base para a representação, e a plateia terá participação ativa na criação e desenvolvimento das cenas: a plateia poderá sugerir situações envolvendo os personagens, participará propondo locais para as cenas, entre outras possibilidades de criação conjunta dentro do jogo improvisacional. As atrizes improvisadoras devem recriar a cada apresentação, a partir das relações e situações propostas pela platéia, resultando numa nova forma de contar a história.

Ficha Técnica:

Direção: Pita Belli
Atuação: Aline Appi e Natália Curioletti
Produção: Diones Rafael Silva
Indicação: Infantil

Fonte: Diones Rafael Silva, produtor (9964 2510 e 9964 7369)
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3326 8124 e 9943 0235).


Nenhum comentário: