quinta-feira, 14 de abril de 2011

Abertura da Exposição "Escritos da Carne"


Blumenau é a primeira cidade a receber a  Exposição Escritos da Carne, que deve circular pelo Estado de Santa Catarina, trazendo diferentes formas de representar o erótico através da literatura e da fotografia. A abertura da exposição está marcada para dia 29 de abril, sexta-feira, no Porão da Fundação Cultural. A mostra integra projeto de mesmo nome, viabilizado através do Edital Elisabete Anderle, da Fundação Catarinense de Cultura, de autoria da historiadora, pesquisadora e professora universitária, Carla Fernanda da Silva, que há algum tempo pesquisa questões relacionadas ao corpo, ao erótico e à sexualidade humana.
São 21 imagens de pessoas/casais, com textos eróticos grafados sobre seus corpos de diferentes maneiras, produzidas por sete fotógrafos -
Aline Assumpção, Charles Steuck, Carla Fernanda da Silva, Carlos Lobe, Ivan Schulze, Mariana Florêncio e Sally Satler. Cada casal  fotografado escolheu um texto que tivesse especial significado em sua vivência do erótico, e foi também co-autor das imagens, contribuindo na construção das cenas, que são parte da narrativa.

Segundo Carla, a proposta é representar diferentes corpos, diferentes casais, trazendo a literatura erótica para o corpo, com o objetivo refletir sobre o papel do erótico na contemporaneidade, e provocar um diálogo com o público, fazendo-o questionar-se sobre a vivência de sua sexualidade e a relação com seu corpo. A diversidade de concepção do erótico se concretiza a
partir do diálogo entre fotógrafos e fotografados.

" A literatura erótica emana do corpo para a escrita, em Escritos da Carne, fazemos com que esta literatura retorne para o corpo, para a pele", comenta Carla.

A exposição terá sua abertura marcada por uma noite bem especial em que acontece, simultaneamente, o lançamento do o livro de contos, Quarteto de Cordas para Enforcamento, de Gregory Haertel, cuja publicação foi viabilizada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau  e tem apoio cultural da Liquidificador Produtos Culturais, editora da obra.



Serviço:

Abertura da Exposição Escritos da Carne 
Lançamento do Livro  Quarteto de Cordas para Enforcamento
Data: 29 de abril | Sexta-feira
Horário: 20h
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Porão


2 comentários:

m.cubiak disse...

O corpo...tão presente na Blumenau desde teutos e tals, revelado nu, sem ginásticas e violências! Só carne e desejo!
Parabéns pessoas!

Ali Assumpção disse...

delicia!! ;)