terça-feira, 26 de abril de 2011

Arte a favor da literatura: Nestor Jr. estampa a capa e as ilustrações de quatro livros catarinenses

Reconhecido internacionalmente pelo traço inconfundível, o artista catarinense estampa as capas de Selenita, Quarteto de cordas para enforcamento, O retrato da nudez eólica e A Vaca Minuciosa. Os últimos três serão lançados na próxima semana, em Blumenau (SC).


A literatura catarinense está em festa. Nos próximos dias, três aguardados títulos serão lançados. Em dezembro, outra estréia no mundo dos livros se consolidou. Estamos falando das obras Selenita (de Rodrigo Oliveira, lançado em dezembro de 2010), Quarteto de cordas para enforcamento (de Gregory Haertel, que será lançado no dia 29 de abril), O retrato da nudez eólica (de Cláudia Vetter, que será lançado no dia 1º de maio) e A Vaca Minuciosa (de Pochyua Andrade, que será lançado no dia 3 de maio). O que estas obras tem em comum? Na capa, a arte de Nestor Jr.

O artista catarinense está feliz com os lançamentos, especialmente por já ter lido todas as obras e confiar na qualidade do material. “Seria fácil apenas vender um direito autoral. Mas eu procurei, nestes quatro casos, acompanhar o processo de produção da obra. Em todos eles, li o a íntegra ou trechos dele antes da escolha da imagem, e eu posso garantir que são todos maravilhosos”, comenta Nestor que completa que é uma excelente fase para a literatura catarinense.

Abaixo, contamos um pouco sobre cada um dos livros.

Selenita
Lançado em dezembro de 2010, Selenita é o livro que marca a estréia de Rodrigo Oliveira. São 21 contos. Segundo a orelha do livro, escrita por Viegas Fernandes da Costa, “Rodrigo é Quixote que se entrega, tal qual um dos seus personagens, à sopa de verbo ainda que na pobreza de víveres”. O livro está a venda na Livraria Catarinense do Shopping Neumarkt, em Blumenau.

Nestor comenta que a capa foi escolhida de acordo com o conto que dá nome à obra. E que o resultado agradou muito. “O conto é fantástico e a literatura de Rodrigo ainda vai render muitos bons frutos. É maravilhosa”. A obra tem apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura.




Quarteto de cordas para enforcamento
Com o lançamento marcado para a próxima sexta-feira, dia 29 de abril, Quarteto de cordas para enforcamento é o segundo livro de Gregory Haertel. Depois do comentadíssimo Aguardo, o autor lança uma obra de contos, escritos entre 2001 e 2005. A obra também tem o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e será lançada pelo selo Liquidificador Produtos Culturais.

Nestor diz que o livro é surpreendente. “Eu sempre gostei de Aguardo. Enquanto romance, acredito que seja uma obra maravilhosa. Não esperei que fosse me surpreender – e me deliciar tanto com Quarteto de cordas para enforcamento. O livro é apaixonante”, afirma o artista.




O retrato da nudez eólica
Você já deve ter ouvido falar desta obra. O retrato da nudez eólica foi lançado por Cláudia Vetter no passado. O que mudou? Desta vez, com o apoio da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e da Liquidificador Produtos Culturais, não será uma edição restrita aos amigos e lançado apenas com a vontade de escrever. O lançamento será no dia 1º de maio.

O livro é composto de textos que aliam a sensibilidade inata de Cláudia às influências de seus autores favoritos: Clarice Lispector, Voltaire, Dostoievski e Baudelaire. Nestor comenta que já conhecia a obra. “Quando a Cláudia me convidou para estampar a capa da segunda edição, fiquei muito feliz. Sempre acreditei e gostei muito do trabalho dela. É uma honra”.




A Vaca Minuciosa
Este foi, talvez, o maior desafio entre os lançamentos do ano de Nestor Jr. O primeiro livro de Pochyua Andrade, A Vaca Minuciosa, é de literatura infantil, uma área que nunca tinha sido pensada ou explorada pelo artista catarinense. Até que o amigo o convidou para participar do projeto encaminhado e aprovado pela Lei Municipal de Apoio a Cultura.

“É um tipo diferente de ilustração. Como o livro é muito sutil e a forma de Pochyua de contar a história é bastante visual, foi apenas encontrar uma linha pela qual nos aproximássemos. E foi o que aconteceu”, diz Nestor, que destaca: “A Vaca Minuciosa emociona, cativa e faz sorrir pessoas de todas as idades”.

Nenhum comentário: