quinta-feira, 8 de abril de 2010

Salão Elke Hering - IMBROGLIOS...

Para quem quiser ver
Quem quiser conferir a arte criada em Blumenau, é só chegar na Fundação Cultural e apreciar o que os artistas locais criaram para o 9º salão Elke Hering. É arte contemporânea da boa, quem conhece os artistas participantes sabe. Existem muitas polêmicas sobre a exposição, porém. Enquanto a mídia local critica artistas, público e Fundação sobre a falta de visitantes, os próprios artistas levantam críticas pesadas dizendo que não receberam os pagamentos destinados aos vencedores da mostra. Tem artista mais saidinho falando em panelaço e tocar tambor na frente da Fundação até que alguém resolva o problema.
Não adianta os artistas fazerem a parte deles se a administração cultural não está nem aí.

Aline Assumpção (a vencedora), manda e-mail avisando que a Fundação marcou uma reunião para esta quinta-feira à noite para esclarecer a confusão.

ATUALIZAÇÃO: 08/04 - 14h:
Presidente da Fundação Cultural de Blumenau recém enviou um e-mail cancelando a reunião. O motivo? "Problemas pessoais".

ATUALIZAÇÃO: 08/04 - 14h40:
Um grupo de artistas que participaria da reunião com a presidente Marlene decidiu que se fará presente ao local da reunião mesmo com a ausência da administradora. Utilizarão a reunião na Fundação Cultural para fazer um protesto aberto e direto contra a forma com que a cultura de Blumenau está sendo tratada. Artistas já informaram que levarão panelas e tambores e que quem quiser se unir a eles, deve aparecer às 18h30 na Fundação Cultural de Blumenau.


Cultura abandonada

Nessa mesma tecla, participei de uma discussão muito importante na última terça-feira. Pouca gente sabe, mas além de colunista/jornalista cultural, também sou professor de Radiojornalismo. E em exercício prático com meus alunos da Viax Educação, organizamos uma entrevista coletiva com Márcio Cubiak, cientista social e produtor cultural dos maiores aqui na cidade.

A entrevista que começou morna, falando sobre a profissão dos produtores culturais, logo começou a tomar ares de crítica contra a administração das políticas públicas de cultura em nossa cidade. Márcio mostrou que domina o assunto e não deixou dúvidas: Blumenau merecia um cuidado maior da prefeitura no quesito cultura. Estamos largados ao léu, rezando por algo de bom que possa vir a acontecer.

O que Blumenau precisa no momento é de maior investimento financeiro na cultura local, organização e desburocratização dos projetos para incentivo cultural e, não posso deixar de mencionar, também ficaríamos felizes com alguém que entende do assunto à frente do maior órgão cultural do município.

Fonte: http://www.analiseemfoco.com.br/site/noticia.php?cod=9&sub=20

2 comentários:

fabricio disse...

eu acho que o salão elke hering é bom pra os curriculums dos artistas premiados, mas só isso.

sem visitantes o salão é nada, nada pra os artistas, nada pra a cidade de blumenau e nada pra a educação artistica.

quem tem culpa?
os artistas? - não.
o povo de blumenau? - não.
os funcionários culturais? - sim!

ACORDA FUNDAÇÃO CULTURAL!

m.cubiak disse...

Reunião cancelada para Marlene fazer compras no Angeloni!!!!

KKKKK
esse é o furo do ano.
fora marlene!