quinta-feira, 15 de abril de 2010

Resultado (ou não) da Reunião com a FCBLU

Em 14 de abril de 2010 23:09, Rafael Koehler <koehler.r@gmail.com> escreveu:


Olá Pessoal!

Hoje, 14 de abril de 2010, às 17:30h, teve início mais uma manifestação da classe artística e da população de Blumenau em resposta a falta de respeito que estamos sofrendo nesses últimos anos. Panelas, apitos e gritos de “Fundação Velhaca”, “Cadê o Casarão?”; “Fora Marlene”, “Cadê a Escolinha?”, “Paguem o Salão” e “Devolvam os Nossos Braços” ecoavam pela Rua XV de Novembro.
Às 18h, como marcado, tivemos a reunião (que deveria ter acontecido na semana passada) com a presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Marlene Schlindwein para tratar, inicialmente, do não pagamento dos artistas selecionados para o 9º Salão Elke Hering.
A reunião teve início e durante, aproximadamente, duas horas vimos uma “representante” da cultura se justificando, colocando a culpa no jurídico, nas gestões anteriores, na burocracia, nos artistas, etc… Somente após a artista Aline Assumpção falar sobre a desorganização do Edital do 9º Salão, citando algumas das falhas ocorridas, somente depois de não ter para onde fugir, de não ter como culpar outros, a presidente Marlene Schlindwein assumiu que houve falhas durante o processo do 9º Salão, e disse que 21 projetos foram aprovados ontem. Isso mesmo: ONTEM. Após a pressão dos artistas a Fundação reconheceu o seu erro: “Edital errado, sim, horrível”, disse Neusa Muller, diretora administrativa e financeira  
Sobre o fim das atividades do Casarão das Oficinas, ouvimos que a burocracia está atrasando a reabertura do mesmo. Ouvimos também que a Escolinha de Arte não é responsabilidade da Fundação, entre outras milhões de desculpas.
Percebemos facilmente que não é cumprido o que é prometido. Na primeira reunião que nós, artistas, tivemos com a atual presidente, ouvimos a promessa de que ao seu lado, dentro da Fundação Cultural, haveria uma ‘equipe técnica qualificada’. A minha pergunta é: cadê?
Após a reunião de hoje ficou claro que temos uma pessoa não capacitada a estar no cargo que ocupa e que, definitivamente, NÃO REPRESENTA A CLASSE ARTÍSTICA. Diversas tentativas de conversas aconteceram, mas todos os presentes puderem perceber que NÃO HÁ CONVERSA COM A FUNDAÇÃO CULTURAL ATUALMENTE.
Não temos um programa de cultura no governo, não temos um prefeito que escute a população e faça o que é melhor para a cultura. QUEREMOS UMA PESSOA CAPACITADA AO CARGO, QUE LUTE COM OS ARTISTAS PARA MELHORIAS, E NÃO QUE LUTE CONTRA OS ARTISTAS.

Prefeito João Paulo Kleinübing, nós, população e artistas blumenauenses exigimos: DEVOLVA OS NOSSOS BRAÇOS.


Há-braços,

Rafael Koehler
Diretor e Ator Teatral
Movimento Cultural Devolvam os Nossos Braços – Por uma Cultura Inteira

Nenhum comentário: