sexta-feira, 19 de março de 2010

Artista recria paisagens 'escondidas' pelos outdoors

 ‘Mimetismo Urbano’ é o novo trabalho de Daiana Schvartz

FOTO: CHARLES STEUCK


O que há por trás daquele outdoor? Que paisagem ele esconde? Em sua nova obra “Mimetismo Urbano”, a artista visual Daiana Schvartz brinca com estas questões e reinventa a paisagem, trazendo para frente do outdoor o cenário por ele omitido.

A “mimese” do outdoor convida o espectador à reflexão,  propondo uma anulação poética deste veículo de comunicação, e subvertendo o seu uso. Com isso, Daiana retoma a discussão iniciada em seu trabalho anterior, ‘Outdoor: Arte fora das portas’, uma crítica ao excesso visual e  publicitário que invade as ruas, e ao apelo de consumo a que é exposto o indivíduo que transita pela cidade contemporânea. “O outdoor percebido e concebido como espaço essencialmente publicitário é convertido num objeto estético e conceitual”, explica Daiana.

Além da discussão e resignificação do espaço midiático, a escolha do suporte é também fruto de uma busca por novas linguagens, materiais, técnicas e suportes para a obra de arte. Ao eleger a rua como espaço para expor seu trabalho, a artista permite que um grande público, diferente daquele que normalmente frequenta salões e galerias, possa ter acesso à arte contemporânea, e põe em cheque questões sobre o acesso e a democratização dos espaço de arte.

Qualquer pessoa que transitar pelas ruas de Blumenau nas próximas semanas poderá se deparar com um dos seis outdoors espalhados pela cidade, o trabalho estará exposto até o dia 12 de abril.

O projeto “Mimetismo Urbano” foi viabilizado através do Fundo Municipal de Apoio à Cultura/Fundação Cultural de Blumenau.  Para saber mais sobre Daiana Schvartz acesse www.daianaschvartz.blogspot.com .



Informações para a imprensa:
Aline Assumpção, Jornalista (MTB/PR 5022 JP)

Um comentário:

m.cubiak disse...

Daiana!

Que ótima sacada! Seu trabalho está lindo, feeling contemporâneo dos melhores!

Nossa! Curti muito esta obra.
Márcio