quarta-feira, 10 de março de 2010

O Casarão Caiu!

Daiana Schvartz*

Cidades preocupadas com o desenvolvimento qualitativo de sua população fazem um forte investimento na área cultural. Para que tenhamos casas cheias em dias de peças de teatro, exposições, apresentações musicais e de dança é preciso de fomento através de iniciativas públicas. A formação de um público e de futuros artistas depende de uma cidade que queira respirar arte, caso contrário, só teremos casa cheia quando chegam à cidade apresentações grotescas e de estética televisiva.

Dentre as políticas no campo do fomento da cultura, certamente o maior destaque, era o Casarão das Oficinas. Um espaço gerenciado pela Fundação Cultural de Blumenau que oferecia para a população várias oficinas artísticas nas diversas áreas como teatro, artes visuais, música, artesanato entre outros. Este espaço ainda que precário, propiciava trocas, divulgações, circulação e experiências estéticas.

Através dos debates das conferências municipais de cultura em todo Brasil, a sociedade civil pôde se colocar frente ao poder público para falar, questionar e cobrar suas demandas sobre arte, cultura e cidadania em seus municípios. Em Blumenau, no mês de setembro do último ano foi realizada a IV Conferência Municipal de Cultura. Na conferência uma das principais demandas discutidas foi a de garantir políticas públicas e gratuitas de cultura. Entre estas políticas, estava a manutenção e a regularização do Casarão das Oficinas. No entanto, devido a irregularidades administrativas e trabalhistas, ao invés de regularizar a situação, a Fundação optou simplesmente em fechar o espaço no último mês de dezembro. Este acontecimento é mais um exemplo da indiferença com a cultura das sucessivas administrações da Fundação Cultural nos últimos anos.

Blumenau precisa urgentemente de políticas públicas de Estado que garanta sua permanência. O quadro de políticas que tem se instalado hoje, beira o amadorismo e é movido por políticas momentâneas, insuficientes e eleitoreiras.

* Artista Visual

Nenhum comentário: