quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Um Momento Argentino

O Curso de Artes – Bacharelado em Teatro da FURB apresenta nos dias 27 e 28 de fevereiro (próxima sexta-feira e sábado) a peça ‘Um Momento Argentino’, sob direção da professora Oliva Camboim. A entrada é gratuita e a peça será encenada no Bloco S, sala 113, câmpus 1 da Universidade, às 20 horas.

O texto Um Momento Argentino, do dramaturgo argentino Rafael Spregelburd, traduzido pela professora Olívia Camboim, foi escrito em 2002 a pedido do Royal Court Theatre de Londres para integrar seu Programa Internacional de Defesa dos Direitos Humanos. A peça, escrita no calor da crise política e econômica que abalou a Argentina no início desta década, detona temas relacionados aos direitos humanos, à ditadura militar (1976-1983), ao “panelaço” - rebelião popular autoconvocada que levou a população argentina às ruas em dezembro de 2001, e a queda do governo do presidente De La Rúa, que se despediu com o decreto de um estado de sítio.


Em, dois casais de militares argentinos e a filha de um deles recebem o público em um espaço muito reduzido e intimista para ver as fotos feitas em uma suposta viagem de férias para Cuba ou para o Caribe. A partir dessa situação inquietante, em que ficção e realidade são entrelaçadas, um jogo de convenções é estabelecido e este constrói sentidos que entram em colisão com o sentido comum do que se vê.


O espetáculo ‘Um Momento Argentino’ foi realizado dentro das atividades curriculares da disciplina Prática de Montagem I do Curso Artes – Bacharelado em Teatro da FURB, durante o segundo semestre letivo de 2008. Sob a direção da professora Olívia Camboim, o elenco conta com Adriano Amaral, Cheila de Oliveira, Daidrê Thomas de Amorim, Douglas Leoni e Renata Rissardi Proencio.


A preparação corporal dos atores foi realizada pela professora Natássia Garcia e a preparação vocal pelo professor André Ricardo de Souza.


Fonte: (http://www.furb.br/site/noticias.php?cod=4582)


Nenhum comentário: