quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ROCK SEM GUITARRAS no SESC Blumenau Lançamento do CD Horizontes e Precipícios de Yanto Laitano


O pianista, cantor e compositor Yanto Laitano lança em grande estilo do seu primeiro disco, Horizontes e Precipícios, com apresentação única na Fundação Cultural de Blumenau(Rua XV de Novembro, 105 - Centro), no dia 08 de novembro, segunda-feira, às 20h. Seguindo a linha da simplicidade elegante e sofisticada, somente três músicos estarão no palco. Além de Yanto, nos pianos e vocais, Filipe Narcizo, no baixo e baixo de lata, e Chabaco, na bateria, percussão, harmônica e vocais farão toda performance. Atento a todos os detalhes, o músico conta no show com a direção artística de Marcelo Bacchin, engenharia de som de Thomas Dreher e desenho de luz de André Domingues. O repertório será baseado no disco novo, composto por cerca de 15 canções, todas de autoria de Yanto Laitano. Um dos destaques fica por conta do fato de que não há guitarras neste show de Rock mas a performance é garantida pelo power trio de piano, baixo e bateria.
Horizontes e Precipícios, o novo disco
Horizontes e Precipícios é o primeiro álbum de rock de Yanto Laitano, depois de um longo período dedicado aos estudos no mestrado em Música da UFRGS e à pesquisa e à criação de música erudita contemporânea no notório Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica (IRCAM) em Paris. Neste período, também compôs trilhas premiadas para filmes e documentários nacionais, algumas delas premiadas. Toda essa bagagem musical que o músico adquiriu pode ser ouvida ao longo do álbum, sejam nos arranjos sofisticados, seja na busca minimalista pela simplicidade, seja na elaboração de uma concepção original baseada no rock sem o seu instrumento mais característico: a guitarra. Esses elementos somados à poderosa bateria, às criativas linhas de baixo, às vezes com distorção, e ao piano e a voz suave de Yanto fazem com que a sonoridade de Horizontes e Precipícios seja muito coesa.
As letras das doze canções do disco remetem tanto à leveza e melancolia dos largos horizontes dos pampas, quanto à força e fúria dos precipícios. Dos precipícios que dividem o Rio Grande do Sul do resto do país, dos precipícios das grandes construções urbanas e dos precipícios de ideias que nos separam a todos. O tema central das canções de Horizontes e Precipícios é o existencialismo. Um existencialismo que explora conflitos internos, como em "Meus Inimigos Caíram", que explora o sentimento de não fazer parte de um determinado lugar ou de nunca estar onde se quer estar, como nas faixas "Eu Não Sou Daqui" e "À Beira de Um Precipício". Muitas vezes revestido de acidez e ironia, esse existencialismo é sempre de uma leveza ímpar, como nas faixas "Como Matar um Planeta", dedicada ao ecologista José Lutzenberger, e "Meu Amor". Todas as canções são assinadas por Laitano, exceto "Promessas", feita em parceria com Luciano Zanatta, e "Fim da Tarde", em parceria com Juli Manzi.
Horizontes e Precipícios foi gravado em 2009 por Thomas Dreher, tendo como banda base um "power trio" formado pelo próprio Yanto, que também produziu o disco, no piano e orgão hammond, Gustavo "Prego" Telles (Pata de Elefante) na bateria e Luciano Albo (Cascavelletes) no baixo. O álbum conta com a participação de um naipe de sopros composto por Anjinho (trompete), Paulo Muller (clarinete), Rodrigo Siervo (sax) e Alexandre Ostrowski (trompa), Risomá Cordeiro (contrabaixo acústico), Martinêz Nunes (cordas), Mateus Mapa (flauta transversa) e a pequena Cecília (6 anos, filha de Yanto) que faz um vocal na faixa "A Flor". O disco também conta com um combo formado por washboard (tábua de lavar roupa) tocado por Gustavo "Prego" Telles e washtube bass, baixo construído com cabo de vassoura e um balde, tocado por Carlo Pianta (Graforréia Xilarmônica) que, aliada à harmônica de Alex Rossi, remete à sonoridade de um velho blues do Mississipi na faixa autobiográfica "Porto Alegre Blues".
Quanto tempo Yanto Laitano irá permanecer no rock, se irá voltar à música de vanguarda ou realizar qualquer outro projeto musical é um mistério que nem mesmo ele sabe responder. Enquanto isso não acontece o que resta é aguçar os ouvidos e aproveitar o seu rock! O novo CD pode ser adquirido no site da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br" target="_blank">www.livrariacultura.com.br) e nas lojas Multisom.
Confira!

SERVIÇO:
Dia: 08 de novembro de 2010 – segunda-feira
Local: Fundação Cultural de Blumenau – Auditório Carlos Jardim
Ingressos: R$1,00(usuário) R$0,50(comerciário,meia)

Acesse:www.yantolaitano.com.br
Siga: http://twitter.com/yantolaitano
www.myspace.com/yantolaitano
Para mais detalhes entre em contato através do fone (51) 9843.1691 e pelo e-mail yanto@terra.com.br

2 comentários:

Juli disse...

Qual a data certa do evento??

Jamil Antônio Dias disse...

Oi Juli

Será no dia 08 de novembro.