terça-feira, 23 de novembro de 2010

Camerata de Violões da FURB na Fundação Cultural de Blumenau



DIA 26 DE NOVEMBRO ÀS 20 HORAS  
NO CINE TEATRO EDITH GAERTHER DA FUNDAÇÃO CULTURAL DE BLUMENAU
ENTRADA FRANCA

Uma camerata é um grupo que interpreta música de câmara. A música de câmara é aquela destinada a salas de pequeno e médio porte e os conjuntos de câmara são formados por poucos músicos, diferentemente da música sinfônica. Em geral, nesse tipo de conjunto, há apenas um músico executante para cada parte de música escrita. Na FURB, esta iniciativa é representada por um quarteto - a Camerata de Violões.

O projeto Camerata de Violões da FURB iniciou seus trabalhos em agosto de 2000 e faz parte do programa Grupos Estáveis de Produção Artística, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Regional de Blumenau.O grupo é formado por quatro violonistas, estudantes da Universidade, e coordenado pelo professor e violonista Renato Mor.
Em dez anos de existência a Camerata já se apresentou mais de uma centena de vezes na cidade de Blumenau, em locais como Teatro Carlos Gomes, Fundação Cultural de Blumenau, Hotel Himmellblau, Grande Hotel, Viena Park Hotel e na própria universidade em dezenas de eventos acadêmicos, entre seminários, palestras, semanas acadêmicas, congressos, etc. O grupo já representou a FURB em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, tais como Florianópolis, Indaial, Rio do Sul, Chapecó, São Bento do Sul, Brusque, Pomerode, Itapema, entre outras.

A divulgação da cultura do violão como instrumento de concerto, a difusão da música de câmara, o incentivo ao desenvolvimento técnico e musical de jovens talentos acadêmicos, a visibilidade da universidade como pólo de produções culturais artísticas e irradiadora de valores humanísticos são alguns dos objetivos perseguidos pela Camerata de Violões da FURB em sua trajetória.   
Atualmente o grupo está constituído pelos violonistas Hugo Henrique Grah, Marcos Westphal, Tiago Pereira e Pablo de Mello Heredia.

Nenhum comentário: