terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Lançamento do livro: Grafias da Luz

GRAFIAS DA LUZ: A narrativa visual da cidade na Revista Blumenau em Cadernos, da professora e historiadora Carla Fernanda da Silva (Edifurb, 2009).

Neste livro, originalmente defendido como dissertação de mestrado, a autora pretendeu analisar e discutir as fotografias constantemente repetidas na revista Blumenau em Cadernos. Neste suporte, as fotografias selecionadas nas edições deste periódico vão delimitando e construindo um espaço de referência histórica à cidade de Blumenau, selecionando lugares de memória e sujeitos históricos. A fotografia, por sua constituição imagética, tem um efeito singular no ato rememoração, na repetição da memória.

O trajeto que a revista Blumenau em Cadernos torna visível em nosso caminho pela cidade é uma réplica, construída e desconstruída por fotógrafos, historiadores e editores e tem a atribuição de um valor de verdade sobre a cidade real. A ordem, o progresso, o higienismo e o homem civilizado compõem o discurso deste conjunto de fotografias e daqueles que as utilizaram para ilustrar os textos da revista.

Enfim, buscou-se mostrar nesta pesquisa a cidade que fotógrafos e editores da revista Blumenau em Cadernos escolheram para mostrar ao público. Uma cidade pensada a partir da lógica do progresso, dos vencedores. Trazer à tona o discurso implícito nesta narrativa visual é uma forma de questionar esta história reproduzida na seqüência de fotografias. É pensar a história a contrapelo, para que possamos vislumbrar outros aspectos dos intricados acontecimentos históricos que, por vezes, a tradição e a história oficial tendem a encobrir. As fotografias não nos apresentam o passado como de fato ele foi, mas sim uma reminiscência, muitas vezes conformada na tradição historicista. Assim, pensar uma nova forma de leitura dessas fotografias, é uma forma de repensar a história por elas representadas, pensar a história a partir da leitura impressa pelos vencedores, e descobrir a história encoberta daqueles que não tiveram oportunidade de escrevê-la.

O lançamento será realizado pelo CAHClio - Centro Acadêmico de História da FURB, com palestra da autora, proferida em aula inaugural do curso de História.

Onde: Auditório do Bloco “T” da FURB

Quando: Dia 25/02/2010 – 5ª feira – 18:30 horas

3 comentários:

viegas disse...

Parabéns Carla! Estaremos presentes!
Abraço,
Viegas.

viegas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sally Satler disse...

http://www.folhadeblumenau.com.br/site/noticia.php?noticia=8868&url=noticia.php?noticia=8868