segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Conversa de banheiro

.
.
.

.
.

No banheiro de um Museu de Paris, Duchamp escolhe uma cabine e senta-se como quem, do trono, contempla seu reino. Magritte, na cabine ao lado, antes de sentar no vaso, saca do bolso lenços umedecidos com os quais limpa cuidadosamente a tampa - embora aparentemente limpa.

-Marcel Duchamp : Então Renezinho, vai assumir esse negócio ou não vai?

- René Magritte: Já te disse que não tenho nada a ver com isso, esses adesivos no banheiro não são meus, aliás, isso tá parecendo coisa tua. Primeiro você bota um urinol dentro do museu, considerando-o obra de arte. Agora, faz o contrário, transforma o banheiro em sala de museu - genial...

-MD.: Ah, não me venha com essa... o trocadilho infame com o “ceci nes’t pas une pipe” é a tua cara, aliás, não é tua letra ali, ó? e esse papo de resignificação também é bem do teu tipinho...

- RM.: É... até poderia ser, mas não é.

- MD.: Pô, até tu tá nessas agora de obra anônima é?, hehehe...

- RM.: Mas peraí, to olhando aqui melhor... tem algo a mais escrito aqui. Tô sem óculos, consegue ler?

- MD.: É mesmo... deixa me ver... ãahhnnn... blogstop, aliás, blogspot... ponto com... que diabos é isso?

Nessa hora, um brasileiro que estava limpando o banheiro se mete na conversa:

- Desculpa a intromissão, mas isto é um blog...

- RM.: Hein???

Brasileiro: - Ontem eu vi esses adesivos, cheguei em casa e acessei o site. São uns caras que estão fazendo isso nos banheiros de vários museus.

- RM.: Putz, tão usando a gente. E essa coisa de releitura, citação, já deu pra bola, coisa de oportunista...

Brasileiro.: Bom, eu não sou artista nem nada, mas... eu pirei assim: O museu é museu, certo? O banheiro está no museu. Então, o banheiro do museu é um museu? ou o banheiro do museu é banheiro? Se o banheiro do museu não é um banheiro, então ele é museu, ou o que?

- MD.: Ao ser ocupado pela intervenção, o banheiro do museu deixa de ser banheiro e passa a ser um espaço de arte, é isso que você quer dizer? (tsc, tsc, tsc) E quem são esses caras pra ir chegando assim, em nossos grandes museus de arte?...

- RM.(cortando a conversa): Acho melhor a gente voltar pro museu, todos estão nos esperando...
- MD: É mesmo, já estou aliviado também... aliás, acabou o papel...

- Brasileiro: Tá na mão... toma. Tenham um bom dia. E eu, por enquanto, vou continuar aqui pelo banheiro mesmo...

.
.
.

Nenhum comentário: