sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Luís Nachbin na FURB

Universidade e Cultura é tema de aula inaugural com Luís Nachbin

O professor universitário e videojornalista Luís Nachbin é o convidado da FURB para proferir a Aula Inaugural do segundo semestre letivo da instituição. Criador, produtor e apresentador do programa “Passagem para...”, exibido pelo Canal Futura do Rio de Janeiro, Nachibin vai conversar com os alunos sobre “Universidade e Cultura” nesta segunda-feira, 10 de agosto, às 18h 30, no Ginásio de Esportes do câmpus 1.
Luís Nachbin iniciou no Brasil uma nova linguagem para documentários, inaugurando uma técnica alternativa de se produzir telejornalismo – o videojornalismo – com qualidade de texto e de imagem e com uma narrativa revolucionária na primeira pessoa que derrubou os tabus e preconceitos existentes contra trabalhos feitos por um homem e uma câmera, a chamada “equipe de uma só pessoa”.
Nachbin iniciou como repórter do programa esportivo Globo Esporte. Sua produção jornalística começou em 1997, numa viagem à Índia, em que levou apenas uma pequena câmera e a ideia de produzir um material jornalístico sobre o país. A partir daí passou a produzir matérias sempre com o formato de um viajante com uma câmera. Também teve produções apresentadas no programa Globo Repórter e, em 2003, passou a apresentar o programa “Passagem Para...” no Canal Futura, tendo visitado mais de 50 países.
Nachbin também é professor de jornalismo na PUC do Rio de Janeiro, com mestrado em Televisão e Projetos Experimentais pela San Francisco State University.
TUB transmite ao vivo

A Televisão de Universitá de Blumenau, TUB transmite a palestra ao vivo pelos canais 42 da BTV e 15 NET na NET.

Quando: 10 de agosto (segunda-feira)
Horas: 18h 30,
Onde: Ginásio de Esportes do câmpus 1.

Um comentário:

viegas disse...

Atenção, a aula inaugural com Luís Nachbin foiu cancelada por decisão da Reitoria da Furb.