terça-feira, 2 de junho de 2009

Abertas as inscrições para o JOTE-Titac 2009


Abertas as inscrições para o JOTE-Titac 2009

Estão abertas as inscrições para o JOTE-Titac 2009: Experimentando NuTE, que acontecerá entre os dias 16 e 19 de julho, em Blumenau. O termo Jote-Titac significa Jogos de Teatro, Texto, Interpretação, e Técnica nas Artes Cênicas. A proposta é fomentar a produção dramatúrgica e o desenvolvimento cenotécnico local. Qualquer grupo, ator, dramaturgo pode participar da construção dos espetáculos – desde o roteiro até a encenação.

A realização do JOTE-Titac 2009 é a retomada de uma iniciativa que teve 13 edições, realizadas entre os anos de 1986 e 1999, pelo já extinto Núcleo de Teatro Escola – NuTE. A iniciativa deste resgate é do Projeto NuTE Para Todos, que está cartografando a memória do Núcleo. Por isso mesmo, neste ano, o Jote tem como tema de referência, a trajetória do próprio NuTE.

Como o foco é a reconstrução da história do núcleo, os textos e os espetáculos precisam ter relação com o NuTE. A proposta é de que os autores dos melhores trabalhos – em texto, fotografia, imagem-documentário e demais categorias concorrentes do festival – tenham suas obras, ou parte delas, publicadas em livro e/ou em espaço virtual que vem sendo construído a respeito do NuTE.

Para facilitar o trabalho de autores e grupos a organização está disponibilizando no mesmo site, material sobre o NuTE que pode servir de referência para as produções. Imagens, áudios e vídeos, funcionarão como “disparadores” para o processo criativo. No ato da inscrição também estarão disponíveis às equipes CDs com todo material encontrado sobre o grupo.

“Num ano em que Blumenau não terá Festival Universitário de Teatro e, no momento em que as memórias NuTE voltam a ser visitadas, através de encontros e entrevistas realizadas pelo projeto NuTE Para Todos, a proposta de realizar novamente um Jote-Titac surge como uma forma de proporcionar um reencontro do teatro local com a trajetória do NuTE, bem como de estimular e fomentar a produção de teatro local. A edição 2009 do evento, “Jote Titac: “Experimentando NuTE”, pretende ainda propiciar a geração de devires e discussões sobre o NuTE, que contribuirão direta ou indiretamente para a construção do roteiro do livro”, explica o coordenador do Projeto NuTE para Todos, Édio Raniere.

Como funciona o Jote
Dramaturgos podem concorrer com textos, que serão utilizados nas montagens. Os textos devem ser enviados até o dia 10 de julho, e ter o tamanho máximo de duas laudas. O material será avaliado por um júri qualificado. Os textos selecionados serão sorteados e distribuídos às equipes inscritas para sua respectiva montagem.

Cada equipe deverá ser composta por no mínimo 3 integrantes. As inscrições das equipes vão até o dia 10 de julho. Os componentes deverão assumir as funções de diretor, roteirista, ator, cenógrafo, iluminador, etc. e realizar a montagem do texto recebido em menos de 3 dias.

Os Jogos acontecerão entre os dias 16 e 19 de julho na Fundação Cultural de Blumenau. No dia 16, às 20h, os textos selecionados serão sorteados e distribuídos a cada equipe. Cada grupo terá até o dia 19 para finalizar o espetáculo e apresentá-lo, neste mesmo dia. As exibições acontecerão na Fundação Cultural de Blumenau, no domingo, dia 19.

O evento será aberto ao público, os ingressos no valor de R$ 5,00, darão acesso a todos os espetáculos, serão vendidos pelas próprias equipes inscritas no festival e terão a finalidade de ajudar a subsidiar os gastos com a montagem de seus espetáculos. O evento não tem fins lucrativos.

JOTE-Titac
Data do evento: 16 a 19 de Julho de 2009
Local: Fundação Cultural de Blumenau

Mais informações: http://nuteparatodos.wordpress.com/jote/

Baixe aqui o Regulamento
Baixe aqui a Ficha de Inscrição para escrever um texto pro Jote-Titac
Baixe aqui Ficha de Inscrição para Intérpretes & Técnicos
E aqui::: os disparadores!

Realização: Projeto NuTE Para Todos
Co-realização: iPensa, Liquidificador, Opioptico, Furb, Fundação Cultural de Blumenau

Nenhum comentário: