quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cinearte de Maio

O Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau exibe em maio, os seguintes filmes: dia 4 “Meu nome não é Johnny!”, dia 11 “Casa de Areia”, dia 18 “Cinema, Aspirina e Urubus” e dia 25 “Cidade dos Homens”. O Cinearte acontece toda segunda-feira, às 20 horas, na Fundação Cultural. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

Dia 4 – Meu nome não é Johnny

Ele tinha tudo. Menos limite. João Guilherme Estrella era um típico jovem da classe média, que viveu intensamente sua juventude. Inteligente e simpático, era adorado pelos pais e popular entre os amigos. Com espírito aventureiro e boêmio, mergulhou em todas as loucuras permitidas. E também nas não permitidas. No início dos anos 90 se tornou o rei do tráfico de drogas da zona sul do Rio de Janeiro. Investigado pela polícia, foi preso e seu nome chegou às capas dos jornais. Em vez de festas, passou a frequentar o banco dos réus. Sua história revela sonhos e dramas comuns a toda juventude.
Brasil, 2007. A direção é de Mauro Lima. No elenco, Selton Mello, Júlia Lemmertz, Cássia Kiss, André di Biasi, Cléo Pires e Eva Todor. Censura 14 anos.

Dia 11 – Casa de Areia

1910. O português Vasco (Ruy Guerra) leva sua esposa grávida Áurea (Fernanda Torres) e a mãe dela, dona Maria (Fernanda Montenegro), em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constroi uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira, mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento. Censura 16 anos.
Drama, 103 minutos, Brasil, 2005. Direção de Andrucha Waddington. No elenco, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Ruy Guerra, Seu Jorge, Luiz Melodia, Enrique Diaz, Stênio Garcia e Emiliano Queiroz.

Dia 18 – Cinema, Aspirinas e Urubus

No meio do sertão nordestino, dois homens se encontram. Johann, um alemão que fugiu da guerra, e Ranulpho, um brasileiro que deseja escapar da seca que assola o nordeste. Viajando de povoado em povoado, eles exibem filmes para pessoas que jamais haviam conhecido o cinema, para vender um remédio, chamado por eles, de milagroso. Os dois buscam novos horizontes em suas vidas, aprendem a respeitar as diferenças. É a partir daí que surge uma amizade incomum, mas que marcará a vida deles para sempre.
2005, produção brasileira, drama, indicação 14 anos, 90 minutos. Direção de Marcelo Gomes. Elenco: Peter Ketnath (Johann), João Miguel (Ranulpho) e Hermila Guedes (Jovelina).

Dia 25 – Cidade dos Homens

Dois amigos que cresceram juntos em uma favela carioca fazem 18 anos e encaram as primeiras dificuldades da vida adulta. Acerola (Douglas Silva) tem um filho de dois anos para criar. Acostumado à liberdade, se sente amarrado pelo casamento e lamenta a paternidade precoce. Para Laranjinha (Darlan Cunha), o problema não é ser pai, mas não ter um pai. Decidido a encontrar o seu, ele começa a remexer o passado. Enquanto a dupla tenta resolver seus problemas, uma guerra sacode o perigoso mundo do tráfico à sua volta. O dono do morro, Madrugadão (Jonathan Haagensen), primo de Laranjinha, perde o posto para o ex-braço direito, Nefasto (Eduardo BR). Na confusão, os dois amigos vão ter de fugir de casa e acabarão descobrindo uma verdade que, de tão incômoda, ameaça separá-los.
Drama, 110 minutos, Brasil, 2007. Direção de Paulo Morelli. No elenco, Douglas Silva (Acerola) e Darlan Cunha (Laranjinha).

Fonte: Marlene Schlindwein (Presidente FCB) 3326 6977 e 9977 9838.
Jornalista: Marilí Martendal – MTb/SC 00694 JP. 3326 8124 e 9943 0235.

Nenhum comentário: