segunda-feira, 10 de novembro de 2008

LANÇAMENTO E PALESTRA DE SALIM MIGUEL

Nesta quinta-feira, 13 de novembro, às 19 horas, acontece o lançamento do livro JORNADA COM RUPERT, do escritor Salim Miguel, um dos mais importantes nomes da literatura catarinense em todos os tempos. O evento inicia às 19 horas com a palestra do autor no auditório da Biblioteca da Furb. Depois da palestra acontece o lançamento com sessão de autógrafos.
Jornada com Rupert é um romanceá ambientado em Blumenau, e aborda a imigração germânica através de um olhar crítico da história.
A entrada é franca.
DADOS BIOGRÁFICOS.
Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Juntamente com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme “O Preço da Ilusão”. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch e de onde retornou em 1979. Jornalista renomado com passagem por diversos jornais e revistas nacionais, Salim Miguel dirigiu também a editora da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural Franklin Cascaes. Autor de 30 livros, entre contos, crônicas, romances, depoimentos e impressões de leitura, dos quais se destacam: “A Morte do Tenente e Outras Mortes”, “A Voz Submersa”, “Nur na Escuridão” (que recebeu o prêmio de melhor romance de 1999 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Zaffari & Bourbon da 9º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo), “A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta” (indicado para o Prêmio Jabuti) e “Mare Nostrum”.
É Doutor Honoris Causa pela UFSC e reconhecido como intelectual do ano pela União Brasileira dos Escritores e Folha de S. Paulo, recebendo o Troféu Juca Pato.
* Veja a entrevista concedida por Salim Miguel ao Sarau Eletrônico.

2 comentários:

Regi disse...

Tudo acontece quinta... Bem no dia que tenho inglês das 18h20 às 21h15.
Saco!

Ali Assumpção disse...

é mesmo, td na quinta
:(
tbem amaria ir! mas tenho aula e ensaio na emblu