Artesãos, cooperativas e associações participam da 1ª Feira do Comércio Justo, Solidário e Sustentável, que será realizada em frente à Biblioteca Universitária, no campus 1 no dia 20 de novembro das 8 às 22 horas.
Segundo a organização, a feira tem como objetivo ser uma pequena mostra de uma tendência que vem ganhando força desde seu surgimento na Europa e Estados Unidos, na década de 60, quando os consumidores mais conscientes, motivados pelo clima de mudanças sociais e políticas daquele período começaram a exigir que não fossem fabricados produtos com exploração de mão-de-obra em países do Terceiro Mundo e que tivessem um preço justo.
O comércio solidário tem algumas características como criação de condições de capacitação e acesso dos pequenos produtores a informações sobre os mercados; pagamento de preço justo no recebimento do produto, além de bônus que beneficie toda a comunidade; organização democrática dos produtores e compartilhamento dos lucros entre associados; disseminação de formas de produção ambientalmente corretas e estímulo ao consumo responsável.
A feira pretende trabalhar ainda o conceito de “consumo consciente”, para estimular nas pessoas a consciência da procedência dos produtos adquiridos. O lucro será revertido para artesãos, cooperativas e associações de produtores que estejam vinculadas a eco sustentabilidade, que prevê a utilização sustentável de recursos e confecção de produtos que não agridam o meio-ambiente.
Produtos como bijuterias, geléias, produtos de cultivo orgânico, bordados, tricô, crochê, sacolas e bolsas reutilizáveis estão entre outros as atrações da feira.
(Texto: Alessandra Meinicke/Estagiário Daniel Zimmermann)
Informações em: http://www.furb.br/
Mais sobre comércio justo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário