sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

“ESTRANGEIROS”

Alícia trabalha sozinha na loja de fantasias de seu pai, onde chega um estrangeiro a quem nunca havia visto. Apesar da dificuldade de compreensão do que é falado por ele, os dois mergulham numa relação que, marcada por agressividade e humilhações intensas, coloca em risco todas as certezas sobre as quais a vida de Alícia se apoiava. “Estrangeiros” busca encontrar em Alícia o que, por estar tão distante dentro dela, parece vindo de outro continente. Algumas projeções, dirigidas por Léo Kufner (da Cia Carona), dialogam com as cenas de palco. Daidrê Thomas, de “A Sede do Santo”, e Enzo Monti, ator argentino em sua primeira montagem no Brasil, são dirigidos por Fábio Hostert, da Cia Carona de Teatro. O texto é de Gregory Haertel (“Volúpia”, “A Parte Doente”, “Sujos”, entre outros)

A idéia da montagem surgiu da vontade inicial de Fábio e Gregory de trabalharem com questões relacionadas à violência. “A violência é muito presente em nossa sociedade”, diz Fábio Hostert, “e, muitas vezes, não encontramos razões pelas quais ela possa ser explicada. Durante o processo, porém, a agressividade das cenas foi encontrando motivos para acontecer, e a relação entre os personagens se tornou mais dinâmica e intensa”.

A possibilidade de se contar com um ator estrangeiro que, pela questão da língua, criasse uma distância ainda maior entre os protagonistas, foi muito importante para a concepção do espetáculo. Foi também, fundamental, segundo Gregory, a disponibilidade de Daidrê e Enzo de se permitirem entrar no processo abertos para o que fosse necessário. “Trabalhar em geral, e ainda mais quando se trata do tema proposto, com qualquer tipo de limite, é inviável”.

“Estrangeiros” teve apoio do Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Blumenau e tem curta temporada na cidade, de 24 a 27 de fevereiro, às 20h30 na Fundação Cultural de Blumenau. Os valores do ingresso são de 12 reais (inteira) e 6 reais (meia-entrada).


.......Fica a pergunta, que consta no cartaz de divulgação do espetáculo:

.................................................“Quanto custa para Alícia ter uma nova vida?”.

.

.

.

SINOPSE

Na loja de fantasias de propriedade de seu pai, Alicia vê chegar um desconhecido, de quem ela pouco compreende a pronúncia e as palavras. Neste encontro, Alícia, acostumada às certezas daquele ambiente, poderá se enxergar de longe, de fora, sem disfarces. Jogada contra si mesma e exposta à nudez da sua vida, ela, então, se agarra à única chance que tem de tentar mudar tudo.

Nenhum comentário: