quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Curso de Palhaço

 
Agora em março iniciará o curso de palhaço do Ospália- Coletivo de palhaços em pesquisa, com o apoio da UNIVALI -Universidade do Vale do Itajaí.
 
Será toda sexta feira das 8h e 30min até as 11h e 30min.
(Com disponibilidade para fechar outros horários caso haja um número minimo de interessados)
Ínicio no dia 18 de março e término no dia 10 de junho.
Totalizando 39horas/aula
O curso é para iniciantes.
A idade minima para fazer o curso é de 16 anos.
Investimento: 50 reais mensais.
Com um limite de 14 vagas
Local: Sala Multiuso 03 - da Biblioteca Central da UNIVALI
 
Inscrições podem ser feitas pelo e-mail ospalia@gmail.com ou pelo fone 99466070 (Charles)
 
Curso de Clown - Nos primeiros tropeços...
 
Ministrante: Charles Augusto

 

Apresentação :


Sobre o Clown*

Federico Fellini

 

“O clown encarna os traços da criatura fantástica, que exprime o lado irracional do homem, a parte do instinto, o rebelde a contestar a ordem superior que há em cada um de nós.
É uma caricatura do homem como animal e criança, como enganado e enganador.  É um espelho em que o homem se reflete de maneira grotesca, deformada, e vê a sua imagem torpe.  É a sombra.
O clown sempre existirá.  Pois está fora de cogitação indagar se a sombra morreu, se a sombra morre.
Para que ela morra, o sol tem de estar a pique sobre a cabeça.  A sombra desaparece e o homem, inteiramente iluminado, perde seus lados caricaturescos, grotescos, disformes.  Diante duma criatura tão realizada, o clown, entendido no aspecto disforme, perderia a razão de existir.  O clown, é evidente, não teria sumido, apenas seria assimilado.  Noutras palavras, o irracional, o infantil, o instintivo já não seriam vistos com o olhar deformador que os torna disformes.
Por acaso São Francisco não definiu a si mesmo como jogral de Deus?
Lao Tsé afirmava:  Quando produzas um pensamento, te ri dele.”
*Este texto é um excerto do comentário que fez Fellini a seu filme I Clowns, feito para a televisão em 1970.    In ""Fellini por Fellini", L&PM Editores Ltda., Porto Alegre, 1974, págs. 1-7.  Tradução de Paulo Hecker Filho.
O curso:
Partindo dessa reflexão o curso visa estimular o contato do índividuo com  seus aspectos ingênuos e rídiculos que normalmente são escondidos no cotidiano tendo como principal objetivo a relação desses aspectos (rídiculos e ingênuos) com o espectador. Tudo isso num ambiente de coletividade.
O curso também tem como objetivos.
1-Incentivar a relação de confiança entre o grupo e promover um ambiente de descontração, espontaneidade através de jogos e brincadeiras
2-Despertar o corpo para o jogo cênico através de exercícios corporais que viabilizem um estado de atenção e espontaneidade própio para o trabalho.
3- Experimentar príncipios essenciais ao trabalho de palhaçaria como a triângulação (Foco-Percepção-Ação), a entrega, a relação direta com  público. Além do contato com a menor máscara do mundo ( o nariz vermelho).
O trabalho prático  de experimentação é a base do curso embora também seja trabalhado referências teóricas e discussões a partir delas. As discussões teóricas podem ser acompanhadas de quitutes, café, chá, suco...
O Trabalho prático será exercitado através de Exercícios corporais, jogos e brincadeiras, atividades de exposição pessoal, sensibilização e improvisações cênicas.
Currículo resumido:
Charles Augusto de Oliveira é palhaço, pesquisador e coordenador do projeto Ospália – Coletivo de palhaços em pesquisa (www.ospalia.blogspot.com), também coordenou o 1° Encontro de palhaços de Itajaí em Novembro de 2010. Iniciou o trabalho com o teatro em 2002, participando, desde então, de vários espetáculos: “O noviço”, O Rapto das Cebolinhas”, “O filhote de elefante”, “Uhuú a História é nossa” entre outros. Formou-se na prática da linguagem da comédia através de intervenções urbanas e montagem de espetáculos de palhaço, fez cursos com Pepe Nunes (Florianópolis), Marianne Consentino (Recife), Ângela de Castro (Londres), James Beck (Blumenau), Ricardo Puccetti (Campinas), Ésio Magalhães (Campinas), entre outros. Em 2010 apresentou o espetáculo clown “Faca de dois (Le)gumes (Blumenau-SC), e no mesmo ano apresentou o Cabaré Ospália dentro da programação do 1° Encontro de palhaços de Itajaí, atualmente apresenta a performance palhacística “AEROSTATO” .

Nenhum comentário: