terça-feira, 1 de junho de 2010

Charles Steuck e Aline Assumpção são selecionados para Panorama SESC de Artes Visuais

"O corpo das coisas" reúne 12 artistas catarinenses.


Abre nesta terça (01) o Panorama SESC de Artes Visuais de Santa Catarina, em de Jaraguá do Sul, reunindo 12 artistas de diversas cidades catarinenses.
 
A seleção das obras e a curadoria da mostra, de nome "O corpo das coisas", ficaram a cargo de Fabiana Wielewicki (Florianópolis) e Gabriela Motta (Porto Alegre). A exposição pode ser visitada até 15 de julho na Galeria de Arte do SESC de Jaraguá do Sul.

Artistas selecionados: 
 
1) Aline Assumpção (Blumenau) 
2) Camila Barbosa (Florianópolis): 
3) Davi Denardi (Tubarão):
4) Diego de Los Campos (Florianópolis):
5) Franzoi (Joinville):
6) Letícia Cardoso (Florianópolis):
7) Priscila dos Anjos (Joinville):
8) Rogério Negrão (Joinville): )
9) Sandra Reis (Chapecó): )
10) Tiago Romagnani (Florianópolis):
11) Zilda Debastian (Xanxerê): 
12) Aline Assumpção e Charles Steuck (Blumenau) 
 
O CORPO DAS COISAS

    O Panorama SESC Artes Visuais reúne propostas de onze artistas que já participaram do projeto Pretexto. O recorte aqui apresentado evidencia um jogo entre o que as obras são formalmente – cabelos, livros, papéis, eletrodomésticos, tecidos, móveis... – e o que elas significam a partir das operações associativas desencadeadas pela ordenação do artista.
    Esse procedimento norteia boa parte da arte contemporânea e, nessa exposição, pode ser percebido em alguns grupos de sentido: objetos do cotidiano em que articula-se apresentação e representação dos elementos, (Aline & Charles, Davi Denardi, Franzoi, Rogério Negrão e Sandra Reis); as coisas vivas em que o movimento interno do objeto é carregado de sentido poético, (Tiago Romagnani e Diego de los Campos); o sujeito híbrido em que o corpo do artista estabelece ralações simbióticas com outros materiais (Aline Assumpção, Priscila dos Anjos, Zilda Debastiani e na performance de Franzoi) e a coisa em si, em que o objeto apresenta-se em sua condição de origem sugerindo aproximações com o campo da pintura (Letícia Cardoso e Luciana Knabben).
    Todos esses grupos são intercambiáveis, o que reforça a irredutibilidade das propostas à classificações estanques. A potência das obras aqui reunidas possibilita a criação de novas leituras a partir da nossa disponibilidade para com a arte.

Fabiana Wielewicki e Gabriela Motta
curadoras

____________________________________

As curadoras:
 
Gabriela Motta
Além de curadora, é crítica e pesquisadora em Artes Visuais. Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte pela UFRGS. É membro do grupo de crítica do Centro Cultural São Paulo e foi curadora assistente do programa Rumos Itaú Artes Visuais 2008/2009. É professora da disciplina de Curadoria no curso de Gestão Cultural da Unisinos. Autora do livro "Entre olhares e leituras: uma abordagem da Bienal do Mercosul", pela editora Zouk. Tem artigos publicados em revistas como Dasartes, Bravo!, Istoé, Aplauso, Teorema e Tatuí. Já realizou diversas exposições como curadora, entre as quais destacam-se Terra de Areia, em 2009, no Centro Cultural Arquipélago, em Florianópolis; Passagens Secretas, em 2008, no Centro Cultural São Paulo; Campo Coletivo, em parceira com Fernanda Albuquerque, em 2007, no Centro Cultural Maria Antônia SP; Linha POA - CXS, em 2007, na Casa de Cultura de Caxias do Sul, e Câmara Rasgada, em 2006, na Galeria do Arcos da Usina do Gasômetro, em Porto Alegre.
 
Fabiana Wielewicki
Fabiana Wielewicki concluiu o curso de Bacharelado em artes plásticas, em 2001, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, ingressando em 2005, no mestrado de artes visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A artista realizou exposições individuais dentre as quais: Paralaxe (MIS, Florianópolis, 2001), Os Segredos da Boa Fotografia (MASC, Florianópolis, 2003), Paisagem programada (Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Porto Alegre, 2005). Participou de diversas exposições coletivas: Estranhamento (MAC, Curitiba, 2002), Grafias do Lugar (Itaú Cultural Belo Horizonte, 2002), Rumos da nova arte contemporânea brasileira: Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (Palácio das Artes, Belo Horizonte, 2002), II Panorama da Arte Contemporânea em Santa Catarina (MASC, Florianópolis, 2003), Um território da fotografia (Galeria dos Arcos: Usina do Gasômetro, Porto Alegre, 2003), Efeitos de Borda: subjetividades e espaço público (Memorial do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005), Diálogos com a Desterro (Museu Victor Meirelles, Florianópolis, 2006), Pretexto (Museu Histórico de Santa Catarina, Florianópolis, 2006), Fiat Mostra Brasil (Porão das Artes da Fundação Bienal, São Paulo, 2006), foi premiada no Salão Vitor Meirelles 2009 entre outros. Fabiana Wielewicki, começa a introduzir a foto em seus trabalhos a partir do ano 2000, incorporando-a em sua pesquisa, sendo tema de sua dissertação de mestrado. Atualmente ministra cursos de fotografia e arte contemporânea, trabalhando como assessora no Projeto Pretexto, do SESC/SC e é sócia no espaço cultural Arquipélago.

Um comentário:

fabricio disse...

PÁRABENS AMIGOS!

FICO FELIZ PRA VCS!

ABRAÇOS!