terça-feira, 1 de junho de 2010

Artesanias lá da Ucrania


Tradição ucraniana em exposição no Espaço da Cultura Popular, em Blumenau

inicia no dia 02 de junho, na Fundação Cultural


Será inaugurada no dia 2 de junho, às 19h30, no Espaço da Cultura Popular da Fundação Cultural de Blumenau, a exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos". O público terá a oportunidade de conhecer e adquirir as pêssankas produzidas por artesãos descendentes de ucranianos da comunidade de Iracema, distrito do município catarinense de Itaiópolis. A mostra ficará aberta até 31 de agosto.


A exposição é uma realização do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart) da Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), em convênio com o Ministério da Cultura no âmbito do Programa Mais Cultura, Prefeitura Municipal de Blumenau/Fundação Cultural e tem o apoio da Ong Cultura Popular, de Blumenau.


Tradição e religiosidade

Pêssankas são “ovos escritos”. A palavra deriva do verbo pessati, que significa escrever. Nas pêssankas, cada traço, figura e cor têm significados especiais – por exemplo, as figuras de peixes remetem ao cristianismo, as de flores, ao amor e à felicidade, as de animais, como o cavalo, à riqueza e à saúde. O roxo, na pêssanka, é a cor da alta vibração e representa a fé e a confiança, o amarelo é a cor consagrada às divindades da luz - lua e estrelas – e simboliza pureza e luz, boa colheita e sabedoria, e assim por diante. Alguns desses símbolos são comuns em toda a Ucrânia; outros são específicos de determinada região daquele país. No Brasil, estão presentes na produção atual, conservando significados que expressam a intenção daquele que faz da pêssanka objeto para presentear parentes e amigos.


As pêssankas confeccionadas pelos artesãos de Iracema fazem parte dos costumes trazidos pelos imigrantes ucranianos que vieram para o Brasil no final do século 19, em busca de melhores condições de vida, e mantidos ainda hoje por seus descendentes. Entre esses costumes estão a língua, a culinária, a intensa religiosidade – são católicos do rito oriental – e o rico artesanato.


Em Iracema, existem variações no modo como as pêssankas são feitas. Uma delas é muito disseminada entre os moradores, que as produzem especialmente na Semana Santa. Ainda crus, os ovos são desenhados com cera de abelha derretida. Depois, cozidos em água misturada a pigmentos naturais ou artificiais. Em seguida, com um pano macio, a cera é retirada e, assim, as imagens inscritas com a cera se revelam. Juntas a outros alimentos, como manteiga, pães, lingüiça, toucinho, carne de porco assada, bolos e hrim – mistura de raiz forte, beterraba e temperos –, as pêssankas são levadas para a bênção do padre, que percorre toda a comunidade, visitando as residências onde as pessoas aguardam reunidas.Essas pêssankas são consumidas como alimento bento no café da manhã do domingo de Páscoa.

Serviço

Exposição "Pêssankas: ovos escritos, poemas imagéticos"

Espaço da Cultura Popular / Fundação Cultural de Blumenau, SC

Rua XV de Novembro, 161 - Centro, Blumenau, SC

Inauguração: 2 de junho, às 19h30

Exposição e venda: De segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e 13h30 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h


Apoio

ONG de Cultura Popular de Blumenau

Cristiane Soethe Zimmermann


Presse Comunicação Empresarial
Fone: (47) 3041-2990 / 9943-2992
http://www.presse.inf.br/

Nenhum comentário: