segunda-feira, 3 de maio de 2010

Joinville é a cidade catarinense com o pior índice de bibliotecas por 100 mil habitantes

Joinville é a cidade catarinense com o pior índice de bibliotecas por 100 mil habitantes (0,20). Esta foi a avaliação do 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais. A cidade com melhor índice no Estado é Balneário Camboriú (0,97). No Sul do Brasil, Curitiba tem o melhor índice: 2,97. Já Santa Catarina é um dos Estados que se destacam no censo: é o segundo no ranking nacional, com índice de 4,52.

A pequisa, desenvolvida pelo Ministério da Cultura, mostra que Joinville tem apenas duas estruturas públicas - a Biblioteca Rolf Colin, no Centro, e a Professor Gustavo Ohde, em Pirabeiraba - para atender a uma população de quase 500 mil moradores. A coordenadora das bibliotecas públicas da cidade, Alcione Pauli, afirma que a pesquisa deixou de contabilizar espaços em instituições de ensino e entidades públicas na cidade, que estão disponíveis para o acesso da população à pesquisa bibliográfica.
Entre os locais abertos à comunidade joinvilense e que não entraram no levantamento do Ministério da Cultura, ela destaca as do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville (Ippuj), as ligadas à Fundação Cultural - Casa Museu Fritz Alt, Casa da Cultura, Museu de Artes, Museu de Sambaqui e Arquivo Histórico.
Além disso, relaciona as bibliotecas da Univille e da Udesc, que têm suas estruturas para pesquisa abertas não apenas aos universitários, mas à comunidade externa. Em todas elas, só não é permitido o empréstimo das obras e documentos, apenas consultas no local.
O censo do Ministério da Cultura, realizado em todos os 5.565 municípios brasileiros - em 4.905 municípios foram realizadas visitas in loco para a investigação sobre a existência e condições de funcionamento - serviu de base para que fosse lançado um projeto para melhorar e ampliar o número de bibliotecas no País. Alcione explica que Joinville faz parte do projeto de estímulo a melhorias nesse setor, por meio do Programa Cidade do Livros.
A iniciativa estimula ações de educação desenvolvidas nas bibliotecas existentes como contação de histórias, integração dos acervos públicos com os escolares, disponibilização de acervo em braile e também a proposta de melhorias dos prédios onde ficam as bibliotecas.

Fonte: http://www.santa.com.br/

Nenhum comentário: