quinta-feira, 5 de maio de 2011

Cinearte de Maio



O Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau exibe nas segundas-feiras de maio próximo, os filmes musicais A Grande Valsa, Sonata de Amor, Minha Amada Imortal, À Noite Sonhamos e Sonho de Amor. A sessão começa sempre às 19h30, no Cine Teatro Edith Gaertner. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.

A Grande Valsa – dia 2
Direção: Julien Duvivier
Musical. 102 min.

Uma rapsódia cinematográfica dirigida por Julien Duvivier na vida do compositor erudito Johann Strauss. O filme é um musical que conta uma história de amor. O figurino e os cenários do filme revivem todo o espírito de uma época e conferem a ele uma fidedignidade incomparável. Música para os ouvidos e deleite para os olhos de toda a família.


Sonata de Amor – dia 9
Direção: Clarence Brown
Musical. 118 min.
A devotada esposa e mãe, Clara (Katharine Hepburn) abdica de sua carreira como pianista e dedica-se integralmente ao brilhante- porém sem sucesso, compositor Robert Schumann (Paul Heinreid) e a seus sete filhos. Robert leciona música para sustentar a família e, entre seus alunos, está Johannes Brahms (Robert Walker), um dedicado amante da música com um futuro glorioso. Durante a ascenção de Johannes como compositor, seu professor começa a apresentar distúrbios psicológicos e se afunda na loucura. Clara se mantém forte e dedicada ao seu lado e inicia um trabalho intenso para popularizar as belíssimas composições do amado marido, mas um trágico acontecimento iria colocar todo seu amor por Robert à prova. Baseado na biografia do mundialmente famoso compositor Robert Schumann, o filme tem a direção de Clarence Brown (de E as Chuvas Chegaram) e com as magníficas atuações de Katharine Hepburn, Robert Walker, Paul Henreid e Henry Daniell.


Minha Amada Imortal – dia 16
Direção: Bernard Rose
Romance/Musical.  123 min.

O ano é de 1827. Ludwig Van Beethoven está morto. Viena inteira está de luto. Milhares de pessoas lotam as ruas para despedir-se do compositor. É o fim de uma vida, o começo de uma lenda. Para seu amigo de longos anos, Anton Schindler, é o começo de uma estranha busca. O irmão mais novo de Beethoven, Johann, que cuidou dele durante os últimos anos de sua vida, espera herdar tudo, mas o testamento de Beethoven é deixado para sua “Amada Imortal”. Ninguém sabe quem é ela. Determinado a realizar o ultimo desejo de seu amigo, Schindler põe-se a caminho para encontrá-la. Sua única pista é uma carta escrita por Beethoven a uma mulher anônima. Uma carruagem quebrada, uma carta perdida e orgulho do destino que conduziram à trágica separação de Beethoven e sua “Amada Imortal”.

À Noite Sonhamos – dia 23
Direção: Charles Vidor
Romance/Musical. 112 min.

Biografia de um dos maiores gênios da música de todos os tempos: Frédéric Chopin (Cornel Wilde).  Depois de ser expulso da Polônia, por se recusar a tocar para o governador Czarista, Chopin e seu professor musical fogem para Paris. Lá Chopin conhece a escritora Aurore Dupin (Marle Oberon), mais conhecida pelo pseudônimo masculino que usava para ensinar seus livros, George Sand, por quem se apaixona perdidamente. Debilitado fisicamente e temendo que seu romance se torne público, Chopin, acompanhado de Sand, viaja para Majorca, onde o clima úmido e chuvoso fortaleceria ainda mais sua maior inimiga: a tuberculose.

Sonho de Amor – dia 30
Direção: Charles Vidor
Drama/Musical. 130 min.

O esplendor e a música do século XIX na Europa estão perfeitamente retratados em Sonho de Amor, a historia do genial pianista húngaro Franz Liszt. Dirk Bogarde interpreta o perturbado virtuoso, cujo escandaloso affair com sua condessa casada o forçou a abandonar seu público de Paris para se dedicar à vida de compositor. A relação lhe deu filhos, mas não felicidade. Então quando Liszt conhece a linda princesa Caroline da Rússia, ele abandona a condessa e a criança e parte para uma nova vida ao lado de seu novo amor. De Viena a São Petersburgo, as plateias aplaudem o gênio da música, mas Liszt toca para uma mulher, Caroline. Juntos ele têm que enfrentar muitos problemas, entre eles a rigidez do czarismo, o severo julgamento do Papa e o sentimento maternal da condessa.

Fonte: Maria Justen, agente cultural FCB (3326 6871 e 9994 4639)
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3326 8124 e 9943 0235)

Nenhum comentário: