segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oficina de Escrita Literária

Está abertas as inscrições para Oficina de Escrita Literária, parte da programação do Folia do Livros, com Assessoria de Rubens da Cunha de Joinville.

Período:

02 de outubro - sábado - 09h às 17h
23 de outubro - sábado - 09h às 17h
30 de novembro - sábado - 09h às 17h
06 de novembro - sábado - 09h às 17h
13 de novembro - sábado - 09h às 17h

Carga horária: 40h/aula
Assessor: Rubens da Cunha

Investimento:

R$100,00 - usuários

R$50,00 - comerciários

Inscrições: Central de Atendimento do SESC Blumenau

Observações:

Material Incluído;
Certificação reconhecida pelas Secretarias de Educação Municipal e Estadual

Programação oficina

1º Encontro:
Introdução básica à história da escrita - origem divina, evolução dos tipos de escrita, surgimento do alfabeto, Epopéia de Gilgamesh. (livro base - A Escrita. autor: David Diringer

História da leitura - Livro base - Uma História da Leitura - autor: Alberto Manguel. Importância da leitura. Livro base: Performance, recepção e leitura, de Paul Zumthor

Conceitos atuais sobre escrita, autor, texto, literatura, poesia, poema, inspiração x transpiração: Textos bases: "O que é um autor" de Foucault. "A morte do Autor" e "O Prazer do texto" "Crítica e Verdade", "O grau zero da escritura" de Roland Barthes. "O Arco e a Lira" de Octávio Paz. Entrevistas e textos metalinguísticos de Hilda Hilst, Osman Lins, entre outros diversos autores contemporâneos com reflexões sobre escrita e literatura.

2º Encontro:
Rupturas do século XX - A liberdade na escrita e na forma, Mallarmé, Surrealismo, concretismo, dadaísmo, entre outros movimentos importantes que formaram a literatura do século XX. Serão citados também os grandes "rompedores" da história da literatura, como Petrarca, Cervantes, Baudelaire.


3º Encontro,
História do conto. Conceitos de escritores sobre contos: Tchecov, Quiroga, Mario de Andrade, Júlio Cortázar. Minicontos.

4º Encontro
Noções de Linguagem poética, fuga de clichês, cortes, concisão, aumento do texto, foco narrativo, tempo, espaço. Diferença tênue entre conto e crônica. Noções básicas de crítica literária, como afirmar que um texto é literário ou não.


Observação:


A cada encontro, serão propostos exercícios de escrita, que serão lidos e comentados de acordo com as ideias expostas no curso. Haverá também exercícios de reescrita e de leitura em voz alta. O intuito é perceber que a escrita é um trabalho intelectual sério, muito mais do que inspiração e que o domínio da técnica de escrita é fundamental para qualquer pessoa que se proponha a ser escritor. Tendo domínio da técnica, o talento sobressai com muito mais facilidade. Serão dadas atividades para se fazer em casa, além da criação de um grupo de estudos para acompanhamento das atividades pela internet.

Jamil Antonio DiasCultura - SESC
47 3322 5261 Ramal 207
jamildias@sesc-sc.com.br
skipe:jamilandias
http://www.sesc-sc.com.br/

Nenhum comentário: