terça-feira, 17 de março de 2009

Fritz Müller


Em 2009 comemoram-se os 150 anos de publicação do livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, obra que lançou os fundamentos do "Evolucionismo". Em 1864 o naturalista Johann Friedrich Theodor Müller (Fritz Müller) publicou "Für Darwin", primeira obra a referendar a teoria darwiniana da evolução das espécies. Fritz Müller emigrou da Alemanha, estabeleceu-se em Blumenau em 1852 (cidade onde faleceu em 1897), e lecionou em Desterro (atual Florianópolis) por 11 anos.
A fim de popularizar a obra e a biografia deste que foi um dos principais nomes do Evolucionismo no século XIX, o Sarau Eletrônico publica o verbete "Fritz Müller", escrito pelo zoólogo e entomólogo Luiz Roberto Fontes, que traz informações sobre a vida, a obra e o contexto histórico deste cientista que, a partir do interior do Vale do Itajaí, contribuiu com o desenvolvimento do conhecimento científico internacional.

2 comentários:

Clara Mendes disse...

cara, quando eu descobri que o Fritz Muller escrevia poesia, eu passei a respeitar muito o véi barbudo!

"A gaivota se atira em vôo rasante
e mergulha no mar ondulante.
Brincando, flutua sobre a crista das ondas,
que bramem e à beira da praia estrondem.

Ali na areia da praia,
sentado se espraia
o menino que parece desejar
a gaivota, ao longe, alcançar".

não lembro onde eu achei isso.
enfim,
abraços!

viegas disse...

É verdade Clara, e Dennis Randunz organizou e publicou um livro reunindo estes poemas do Fritz. Há ainda muitos outros aspectos da vida deste naturalista que merecem ser conhecidos. Tem um livro do Moacir Werneck de Castro intitulado "O sábio e a floresta", bastante acessível, que vale a pena ser lido.
Abraço forte,
Viegas