terça-feira, 31 de março de 2009

É nesta quarta 01 de abril!!!

É amanhã!!!
Só para dar uma amostra do que vai rolar:

:: Música::
Jam session e grandes misturas com: Narciso aprende a nadar . Travesseiro Polar .Ozuê .Gilles .Max Burlaque. Cha de Li .Bel Cidral. etc etc etc

:: Artes Visuais e Multimídia
Bruno Bachmann. Clovis Truppel .Ivan Schulze .Be da Silva .Daiana Schwartz .Beca. Venera e Ju Theodoro .Danieldessouza .Nestor Jr Claudio Peruzzo Jr. Charles Steuck .Ali Assumpção .Lou .Gláucia Maindra. Fernando Alex . Ricardo Machado. etc etc

:: Cositas lindas
Deda Arte em Pano .Vanessa Neuber ArT-Shirts .etc

:: Brechó
:: e tudo mais, o escambau... nem deus sabe....



Vamos lá, pessoal...lembrando q, como sempre, a festa é aberta, quem quiser tocar, expor etc
é só dar uma alou...estaremos lá montando, a partir das 18h

____________________________________________________

Clique para ler:

quarta-feira, 25 de março de 2009

Deliciosamente únicas


Camisetas cantantes e interpretantes exclusivas, com interferências handmade. Inspiradas na música, cinema, arte e cultura em geral.
Mais:
http://www.flickr.com/photos/vanessaneuber/

sexta-feira, 20 de março de 2009

PROGRAMA SESC DE FORMAÇÃO DE ESCRITORES

Estão abertas as inscrições para o programa SESC de Formação de Escritores. Que irá privilegiar a experimentação e as dinâmicas de escrita, funcionando como uma usina de criação e de aprendizado de novos “ofícios”. Não se trata de um momento em que se aprendem “receitas”, mas onde se obtêm o conhecimento de técnicas para o exercício e experimentação da produção de textos literários. A exemplo do projeto Pretexto, desenvolvido na linguagem de artes visuais, é pretensão que na linguagem de literatura também haja um projeto orgânico de produção de médio e longo prazo. Os alunos serão os responsáveis pelas várias etapas do processo: escrita dos textos, disseminação da produção, envolvimento da mídia, lançamento do Caderno de Autoria (pequeno livro com textos dos alunos). Também haverá o registro e a produção de textos.


Etapas:
1ª - Envio pelos interessados de uma biografia literária de aproximadamente 05 linhas e mais um texto curto (fragmento de romance, poema, crônica, conto) de sua autoria; até o dia 30 de abril de 2009.
2ª – Seleção das 15(quinze) pessoas.
3ª - Divulgação junto à mídia dos selecionados para o projeto.

Encontros:

1ª etapa: 05 e 06 de junho2ª etapa: 12 e 13 de junho3ª etapa: 26 e 27 de junho
Observação: O projeto de Formação de Escritores será realizado, sempre as sextas e sábados, perfazendo um total de 10h por etapa. Serão realizadas 3 etapas, somando 30h/aula.

Assessor:
Manoel Ricardo de Lima nasceu em Parnaíba, PI, 1970. É professor temporário de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde também faz doutorado em Teoria da Literatura, Textualidades Contemporâneas, a partir de Joaquim Cardozo e Ruy Belo. Publicou Embrulho (7Letras, RJ, 2000); Falas Inacabadas - Objetos e um Poema, com a artista visual Elida Tessler (Tomo Editorial, RS, 2000); Entre Percurso e Vanguarda - alguma poesia de P. Leminski (Annablume, SP, 2002), As Mãos (7Letras, RJ, 2003) e Outra Manhã, uma plaqueta, com Anibal Cristobo e Eduardo Frota (Dragão do Mar, CE, 2006). É colaborador como articulista de alguns jornais e revistas. Do comitê editorial das revistas Inimigo Rumor (Cosac & Naify / 7Letras, SP-RJ) e Ficções (7Letras, RJ) e do conselho editorial da revista de poesia e arte Oroboro (ed. Medusa, Curitiba, PR).

SESC promove Festival do Minuto

Prezados;
SESC/SC em parceria com a Produção do Festival do Minuto, rede de exibição Off Line, promovem no período de 23 a 29 de março de 2009, a Mostra Rede Minuto 2009. Nela serão exibidos os curtas-metragens selecionados e agrupados nas seguintes temáticas: Mostra Ser Nordestino (composta por 20 curtas de 01 minuto), Mostra Melhores Minutos de 2008 (composta pelos 40 melhores minutos de 2008), Mostra Internacional: 60 Minutos do Mundo (composta por 60 vídeos selecionados do acervo do Festival do Minuto da Holanda).
ENTRADA FRANCA
Serviço:
Período: 23 a 29 de março - segunda a domingo (com agendamento)
Horário: 15h e 20h
Local: Auditório SESC Blumenau
Rua Dr Amadeu da Luz, 165
Maiores informações: 47 3322 5261 - ramal 207 - Setor de Cultura


Jamil Antonio DiasCultura - SESC47 3322 5261Ramal 207jamildias@sesc-sc.com.brwww.sesc-sc.com.br

ÁLBUM BRANCO

20 de março de 2009, sexta-feira, às 17h.
Local: Espaço 2 - CEART/UDESC (Av. Madre Benvenuta, 1907. Itacorubi)

ENTRADA FRANCA


Álbum Branco é um espetáculo teatral resultado das disciplinas de Montagem Teatral I e II do curso de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC.

O texto do espetáculo é de autoria coletiva, elaborado a partir de materiais de Zuenir Ventura, Eduardo Galeano e de autores da nova dramaturgia de Buenos Aires (César Aira, Daniel Veronese, Emilio Garcia Wehbi e Marcelo Bertuccio). A matriz do processo de criação foram os acontecimentos do explosivo ano de 1968, diversos aspectos sobre a cultura, política e vida cotidiana constituíram as referências do processo criativo para o trabalho de atuação. Para fazer uma aproximação histórica, a turma realizou pequenos seminários sobre o tema e estabeleceu discussões que subsidiaram o processo de montagem. Assim, é possível dizer que esse processo não foi apenas de construção de um espetáculo, foi também de uma revisão coletiva de um tempo quase mítico. Construímos com ÁLBUM BRANCO um espaço lúdico. Apesar disso nossa montagem não pretende descrever a época, ou mesmo fazer uma revisão dos acontecimentos de 1968. O eixo da proposta é explorar uma situação dramática que transcorre no final desse ano, poucos dias depois da implantação do AI-5 pelo governo ditatorial do general Costa e Silva. Nosso foco foi um grupo de jovens amigos e suas relações naquele momento.direção: Prof. André Carreiraassistência de direção: Gilbas Piva (concepção e operação de luz)Disciplina de Montagem Teatral II - turma Celenco: Adriana Cunha (maquiagem), Ana Carolina Leimann (divulgação), Ana Luiza Fortes (concepção sonora), Ana Luiza da Luz (produção), André Felipe Costa (concepção sonora), Elisza Peressoni Ribeiro (concepção de luz), Heloísa Marina da Silva (produção), Juliano Valffi (cenotécnica), Letícia Martins (produção), Ligia Ferreira (projeções), Lucrécia Silk (assessoria histórica), Maria Carolina Vieira (penteados e projeções), Potyra Najara (produção), Sarah Push Nogueira (produção), Vinicius Pereira (produção e divulgação).

quinta-feira, 19 de março de 2009

Alegria do Choro no Barracão Bar


Desde 2006 o grupo Alegria do Choro, se dedica a pesquisar e difundir o chorinho, gênero que, segundo Villa-Lobos, é "a verdadeira encarnação da alma brasileira".

Em 2007, fez apresentações didáticas em escolas e espaços públicos de Blumenau, através de projeto cultural aprovado pelo Fundo Municipal de Cultura, contribuindo para a formação de público para a música instrumental brasileira.

Atualmente é formado pelos violonistas Antônio Holanda e Márcio Kuhn, pelo percussionista Juninho San e por Matias Lopez no clarinete, sax e flauta.

Neste sábado, o grupo apresentará seu repertório repleto de clássicos do choro, além de composições do repertório contemporâneo do gênero.


Serviço:
Alegria do Choro no Barracão Bar
Sábado, 21 de março, às 20 horas.
Rua dos Caçadores, próx. à Associação de Moradores
Couvert: R$ 3,00.

quarta-feira, 18 de março de 2009

comunicando...


um pouco do mundinho da comunicação...
essa tirinha é p quem ainda tem dúvidas sobre a diferença entre marketing, propaganda, rp e branding....
Fonte: ABC Design

terça-feira, 17 de março de 2009

Fritz Müller


Em 2009 comemoram-se os 150 anos de publicação do livro "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, obra que lançou os fundamentos do "Evolucionismo". Em 1864 o naturalista Johann Friedrich Theodor Müller (Fritz Müller) publicou "Für Darwin", primeira obra a referendar a teoria darwiniana da evolução das espécies. Fritz Müller emigrou da Alemanha, estabeleceu-se em Blumenau em 1852 (cidade onde faleceu em 1897), e lecionou em Desterro (atual Florianópolis) por 11 anos.
A fim de popularizar a obra e a biografia deste que foi um dos principais nomes do Evolucionismo no século XIX, o Sarau Eletrônico publica o verbete "Fritz Müller", escrito pelo zoólogo e entomólogo Luiz Roberto Fontes, que traz informações sobre a vida, a obra e o contexto histórico deste cientista que, a partir do interior do Vale do Itajaí, contribuiu com o desenvolvimento do conhecimento científico internacional.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Exposições MAB - 19 de março

Abertura: 19 de março
às 19h30

Sala Oficial
“Movimento” Índio (Elias Andrade)

Sala Especial
“Real e de Viés”, Álvaro de Azevedo Diaz

Sala Alberto Luz
Telomar Florêncio

Galeria do Papel
“Tributo à Mulher”

Sala Elke
Elke Hering
Visitação até 19 de abril


Telomar Florencio/ Divulgação

domingo, 15 de março de 2009

imagem de Daiana Schvartz

CURSO DE DESENHO
com Daiana Schvartz

Inscrições Abertas!


Local: Casarão das Oficinas.


Carga Horária: 2hrs semanais


Valor: R$45,00 p/ mês


Informações: 3326 6311 ou pelo email oficinas@fcblu.com.br




sexta-feira, 13 de março de 2009

quinta-feira, 12 de março de 2009

uma pergunta sobre o passado de alguns dias atrás...

bem, passou-se vários dias desde o episódio. quem sabe, eu deveria já tê-lo esquecido.
mas hoje, nesta tarde abafada, me deu vontade de falar e ouvir que a fala que proponho pode reverberar:

CONSIDERANDO QUE . . .

na ocasião de nossa reunião com a D. Marlene, a imprensa esteve presente, fotografou, filmou, entrevistou. Isso foi numa quinta. a reunião terminou perto das 19h. portanto, para a jornalista, possivelmente não havia condições de colocar a matéria já na edição da sexta;

sexta de manhã, ao ver o jornal, o iceberg nas páginas de lazer fez naufragar meu humor: uma matéria em que só D. Marlene e seus funcionários FALAM. Não mais uma voz discordante, uma entrevista em que só ELA disse coisas, e coisas que interessam somente a ELA. Vendeu suas idéias sem oposição de ninguém. Cometeu mais uma do que imagino ser uma série de gafes;



e que o trio "PMDB-DEMO-TUCANOS" vai aproveitar a nossa tragédia para fazer uma verdadeira operação NEOLIBERAL nas contas e políticas públicas do município;

PERGUNTO:

estamos ferrados em relação a imprensa? a imprensa hegemônica só FALA A VOZ DO TRIO? Que espaços podemos ocupar para que nossas esperanças no cenário artístico local possam convencer outras pessoas? como como ser um coletivo sem ser hermético?

sei lá...
xapaceira.

beijos
http://libidinagens.wordpress.com/

Adivinha

.
.
.
.
.
opinceldequemquepintou?
.
.
.

quarta-feira, 11 de março de 2009

Julho - um inverno que chega e uma idéia

http://libidinagens.wordpress.com/

Penso muito que devemos organizar um momento rizomático (rsrs) em julho, durante a ausência, mostrar que existimos, podemos contribuir e também criamos.

Uma idéia:

Achar um lugar que abrigue um superescambau, durante dias e dias, oferecendo nossos dotes em noites de performances cênicas, música, fotografia, cinema, artes visuais, literatura, DJs, VJs, malucos, debates socioantropológicos e artísticos-estéticos!!!!

Data proposta:

Usar o buraco que o Festival deixou.

Organização:
Um bando, uma horda, uma turba, um coletivo.

ahhhh

Julho - um inverno que chega e uma opinião

http://libidinagens.wordpress.com/

uma opinião ...

Muito já se tem escrito sobre a crise mundial e seus impactos na área cultural, no financiamento dos projetos por renúncia fiscal. Apesar de se tratar de renúncia fiscal, as empresas estao cancelando o dinheiro já anteriormente acordado com vários projetos culturais. Afirmam que é para fazer caixa. Tá.

Temos ainda o gigante deslize do Governo Federal em reenquadrar as empresas culturais numa alíquita tributária que pode consumir até 22% dos projetos culturais. As empresas, ao invés de 6%, vão ter que pagar o triplo disso.

Dizem que vem aí um pacote anti-crise voltado para o setor cultural. Dizem que vem aí a reformulação da Lei Rouanet, dizem que vem por ai a volta das empresas culturais ao enquadramento dos 6% de impostos. Dizem muitas coisas...

__________________________________________

e outra . . .

Acho que parte da razão do Festival Universitário tornar-se bianual está na ausência de um bom gerenciamento do projeto. O Festival não consegue ter um parceiro fixo, é despudorada a sua propensão a bigamia. Vinte e duas edições e não há aquele patrocinador que abraçe a idéia. Tem sempre que ir-se a rua e catar potenciais apoiadores. Governos, sejam federal, estadual ou municipal não servem para apoiar simplesmente, mas para complicar os apoios com suas burocracias ancestrais.

A própria FURB "adora" o Festival mais como retórica, currículo e fotografia do que com ações práticas. Nessa obsessiva corrida por alunos entre as Universidades (rsrsrsrs), tudo é questão de despesa.

O Festival tem conceito, tem apoio e prestígio local e nacional, precisa ter uma equipe pronta para tornar o momento perene. Eu não quero que ele seja bianual. Não há porque 22 anos depois, enfrentadas tantas crises, tenhamos que abortar uma idéia que traz a Blumenau espetáculos, sejam bons ou ruins. Com os valores cobrados pelo Teatro Carlos Gomes e a ausência de outros espaços para apresentações cênicas (a não ser a rua - quando os órgão acabam liberando) a vinda de espetáculos que não sejam globais torna-se difícil.

Concordo com o Maicon Tenfen sobre o fato de que aqui em Blumenau tem-se patrocínio para tudo. Eita bando de empresários cabeçudos, cabeças de planilhas, como diria o Luis Nassif. Mas, Pita, vamos reforçar a equipe e trazer o festival com fertilidade anual. Colheitas ano sim, outro não... Não sei se tenho estoque de gordura para invernos assim.

terça-feira, 10 de março de 2009

Presença da literatura infantil e juvenil em Santa Catarina

Chegou às livrarias “Presença da literatura infantil e juvenil em Santa Catarina”, livro organizado pela professora Yedda de Castro Bräscher Goulart e coeditado pela Editora da Universidade Regional de Blumenau e Editora Insular. A obra reúne 23 autores e 5 ilustradores, todos nascidos ou residentes em Santa Catarina. Dentre os autores estão nomes como Alcides Buss, Anamaria Kovács, Eglê Malheiros, Maicon Tenfen, Maria de Lourdes Krieger e Urda Alice Klueger. Segundo Yedda Goulart, na apresentação do livro, “o trabalho não objetiva analisar ou classificar ninguém. Mas simplesmente divulgar autores e ilustradores catarinenses ou que aqui vivem e criam obras de reconhecido valor”.
Se a literatura produzida em Santa Catarina já carece de divulgação e circulação, a literatura infantojuvenil é ainda menos conhecida pelos leitores. Neste sentido, “Presença da literatura infantil e juvenil em Santa Catarina” ajuda a minimizar o enorme fosso existente na literatura catarinense voltada para o público infantojuvenil, reunindo textos preferencialmente dirigidos a crianças e adolescentes.
Ainda que de interesse dos leitores em geral, o livro é especialmente indicado para professores e estudantes que desejam trabalhar com a literatura catarinense em suas salas de aula.
Notícia originalmente publicada no Sarau Eletrônico.

sexta-feira, 6 de março de 2009

9a Mostra Carona Escola de Teatro


Março 7, 2009 by libidinagens

9ª Mostra Carona de Teatro apresenta textos de dramaturgos brasileiros.

A 9ª Mostra Carona de Teatro acontece nos dias 08, 09, 10 e 11 de Março no Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes, sempre às 19h, e apresenta espetáculos montados pelos alunos da Carona Escola de Teatro. Os textos serão encenados pelos alunos das turmas Clown, Teatro infantil, adolescente e adulto. São oito espetáculos, divididos em 4 noites.

Prevista para acontecer em dezembro de 2008, a 9ª Mostra Carona foi transferida em virtude dos problemas que a cidade de Blumenau e seus moradores enfrentaram, em decorrência das chuvas e lama.

A Mostra Carona de Teatro é organizada pela Carona Escola de Teatro em dois momentos durante o ano, ao final de cada semestre e é um exercício de Teatro na pratica, no qual alunos da Escola se envolvem na montagem de um espetáculo, da confecção de cenários e figurinos até a interpretação, sob a direção de um professor. A Escola tem sua sede no Teatro Carlos Gomes e todos os professores são integrantes da Cia Carona de Teatro.

O objetivo da 9ª Mostra é homenagear o trabalho de brasileiros que escreveram para o Teatro. Serão apresentados textos clássicos, como “Navalha na Carne”, de Plínio Marcos, “Eles não usam Black-Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri e “Odorico, o bem amado” e “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes.

Ainda na programação, dramaturgos como Martins Pena, Mário Zumba, Ângelo Machado e Júlio Conte.

Leia mais e confira a PROGRAMAÇÃO!

08/03 – DOMINGO – 19h. – ADULTO

Eles não usam Black-tie – Gianfrancesco Guarnieri – Direção: Sabrina Moura.

O Pagador de Promessas – Dias Gomes – Direção: Roberto Morauer.

09/03 – SEGUNDA-FEIRA – 19h - ADULTO


Odorico, o Bem Amado – Dias Gomes – Direção: Fábio Hostert

Navalha na Carne – Plínio Marcos – Direção: Pépe Sedrez (Recomendável para maiores de 18 anos).

10/03 – TERÇA-FEIRA – 19h

Cuidado com o Tamanduá Bandeira – Mário Zumba (infantil) – Direção: Sabrina Marthendal.

Judas em Sábado de Aleluia – Martins Pena (Clown) – Direção: James Beck.

11/03 – QUARTA-FEIRA – 19h – ADOLESCENTE

Bailei na Curva – Júlio Conte – Direção: Pépe Sedrez.

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo-Guará – Ângelo Machado – Direção: Léo Kufner.

9ª Mostra Carona de Teatro – Dramaturgia Brasileira.
Dias 08, 09, 10 e 11 de Março – Pequeno Auditório do Teatro Carlos Gomes.
Ingressos: R$ 12,00 (normal) – R$ 6,00 (meia-entrada).
Mais informações: 3340 2317.

O Casamento do Pequeno Burguês - 8a Mostra



Terror e Miséria no 3º Reich - 8a Mostra
.
.
.
Benett



.
.
.


1º de Abril :: Festa Escambau de Verdade


lembrando q, como sempre,
a festa é aberta, quem quiser tocar, expor etc
é só dar uma alou...


Programação Cinearte Março

Cinearte em homenagem à Mulher

O Cinearte da Fundação Cultural de Blumenau está exibindo neste mês de março, filmes em homenagem à Mulher.

O Cinearte acontece toda segunda-feira, às 20 horas, na Fundação Cultural. A promoção é aberta ao público e a entrada é gratuita.


Dia 9 – Tomates Verdes Fritos
Com a simpatia irresistível das histórias contadas por nossos avós, a octogenária Ninny (Jéssica Tandy) tenta levantar o baixo astral da amiga Evelyn (Kathy Bates), em crise existencial e de identidade, relatando-lhe um caso ocorrido nos anos 30: duas mulheres que sofrem pressão moral e física em um vilarejo no violento estado do Alabama. Idge (Mary Suart) é destemida o suficiente para enfrentar qualquer situação e ajudar a meiga Ruth (Mary Louise), que sofre passivamente nas mãos do marido, membro da Ku-Klux-Kan. As duas abrem um bar chamado Whistle Stop Café de onde se defendem e cozinham os famosos tomates verdes fritos à milanesa com pimenta, a especialidade acre da região. Com uma fluência narrativa tranqüila que se contrapõe às tragédias cotidianas dos dois relatos, esta produção tem brilhantes interpretações femininas. Pode-se dizer que “Tomates Verdes Fritos” é tão bom que vale por dois.
EUA, 1991. Direção de Jon Avnet. Com Jéssica Tandy, Kathy Bates, Mary Suart Masterson, Mary Louise Parker.

Dia 16 – Flores Partidas
Don Jahnston, 50 anos, solteiro convicto, acaba de ser dispensado por sua namorada. Estático e aparentemente deprimido, recebe uma carta anônima num envelope rosa, que o informa que ele tem um filho de 19 anos. O vizinho de Don o incentiva a descobrir a identidade da mãe deste filho desconhecido. Don parte em uma viagem pelos Estados Unidos, na qual reencontrará quatro ex-namoradas. Cada uma delas com uma surpresa que o fará confrontar o passado. Mas haverá uma resposta à grande pergunta?
Filme de Jim Jarmusch, com Bill Murray, Jeffrey Wright, Sharon Stone, Francês Conroy, Jéssica Lange, Tilda Swinton e Julie Delpy.

Dia 23 – Conduzindo Miss Daisy
Filme vencedor de 3 Oscars: Melhor Filme, Melhor Atriz (Jéssica) e Melhor Roteiro adaptado. Baseado em peça de Alfred Uhry, registra mais de vinte anos nas relações entre uma velha judia e seu motorista negro. Como ela é uma liberal, a favor de Martin Luther King, não há grandes conflitos. Depois de 15 minutos os dois ficam amigos até o fim da vida. Mas o filme é delicado, sensível, dirigido com elegância e discrição. É fácil gostar dos personagens, ainda mais porque os atores são excelentes, em particular Jéssica, que aos 80 anos, autêntica primeira dama do teatro americano, sabe tudo sobre a arte de representar. O filme é uma justa, embora tardia, homenagem a uma grande atriz.
EUA, 1989. Direção de Bruce Beresford. Com Morgan Freeman, Jéssica Tandy, Dan Aykroyd, Patti Lupone, Esther Rolle. Legendado. 92 minutos.

Dia 30 – O violinista que veio do mar
Qualquer filme que tenha grandes damas como Maggie Smith e Judy Dench dividindo a tela merece ser visto. Um filme cheio de momentos encantadores. Elas salvaram um estranho. E o estranho roubou seus corações.
Em uma pequena vila no norte da Inglaterra duas irmãs encontram um corpo, todo machucado, na pequena praia local. O rapaz revela-se um violinista polonês de extrema habilidade, e a dificuldade de comunicação é apenas um dos problemas que chegam com o estranho. Aos poucos um sentimento de afeto toma conta do trio, conduzido através da música. O ator Charles Dance (Alien 3) faz sua estréia como produtor, roteirista e diretor, contando com as duas grandes damas do teatro inglês, Judy Dench (Shakespeare Apaixonado) e Maggie Smith (da série Harry Potter).
2004. Drama. 103 minutos.

Fonte: Marlene Schlindwein (Presidente FCB) 3326 6977 e 9977 9838.
Jornalista: Marilí Martendal – MTb/SC 00694 JP. 3326 8124 e 9943 0235.

quinta-feira, 5 de março de 2009

dias de agonia para a produção artística e cultural em Blumenau

Um nova presidente da Fundação Cultural de Blumenau, novata, cheia de hobbies e sem medo e vergonha de dizer-se MERA indicação política;

Um Fundo Municipal de Cultura com os mesmos valores do ano passado, início do fim-da-promessa-do-prefeito, de Fundo Municipal com R$ 900 mil;

Uma Fundação Cultural esvaziada, com menos da metade dos cargos e sujeita a ser a preferida do ano para os cortes e contingênciamentos de orçamento;

Um ano de Cultura como evento, festa para afogados e pré-afogados;

Espero, apenas, que os artistas e produtores culturais criem o seu mundo de fuga, fuga da direita ou da esquerda, que também não é o centro, é invenção, é mundo outro. Vamos inventar maneiras novas de pressionar o poder público: eles nao fazem/produzem cultura, mas eles governam, podem contribuir ou atrapalhar para a produção/distribuição/fruição das manifestações artísticas por parte de públicos.

Se não deu certo em outras épocas, o incerto não inviabiliza ações no presente. Se alguns estão pessimistas, existem outros otimistas e na balança nos encontramos. É em grupo, coletivo, que teremos resultados: serão bons ou ruins? É preciso ter resultados? Só o movimento, por si só, já caminha de mãos dadas com a Arte, com as microrevoluções que ele permite.

SALUDOS!
márcio

terça-feira, 3 de março de 2009

cartaz: xiri

No domingo - dia 08 de março, a partir das 18h no Rancho do Pastel( Rua Floriano Peixoto), vai rolar uma jam session + live paint (www.flickr.com/nestorjr). Todo mundo está convidado para esse encontro. A iniciantiva é da Teka (www.myspace.com/ozue).

Pra anotar na agenda:


CONTRACAPA
CRISTIANO SANTOS - 03/03/2009




Iluminados
Charles Steuck e Aline Assumpção se preparam para abrir a exposição Guarda-Luz dia 15 de abril no Grão Espaço Cultural, anexo à Casa do Poeta Lindolf Bell, em Timbó.O evento terá ainda o lançamento do livro Os Melhores Poemas de Lindolf Bell, de Péricles Prade, editado pela Global, de São Paulo.A matriarca da família Hering Bell, a blumenauense Elke, receberá uma homenagem pela lembrança dos 15 anos de sua morte, ocorrida em 19 de fevereiro de 1994.
(Fonte: Jornal de Santa Catarina, 03/03/09)

segunda-feira, 2 de março de 2009

CADERNOS DE VIAGEM


obra de nestor jr

Cinco jovens artistas catarinenses estão entre os 87 selecionados no projeto “Cadernos de Viagem”, concebido pela e-mag IDEAFIXA (http://www.ideafixa.com/ ) e pelo CADERNO LISTRADO (http://www.flickr.com/photos/cadernolistrado ). A idéia: 3 sketchbooks viajarão pelas mãos de artistas de várias partes do país. Quem recebe deve deixar sua contribuição (vale colagem, ilustração, letterings, fotografias, o que o papel permitir), escolher um dos nomes do índice e enviá-lo pelo correio para que ele continue a sua jornada. O resultado dessa compilação que tem como objetivo fazer um resgate da produção manual, resultará em uma exposição itinerante e possivelmente um livro.

Os catarinenses são:

• Fábio Simple - Jaraguá do Sul (http://www.flickr.com/photos/fabiosimple)
• Firmorama -Jaraguá do Sul ( http://www.firmorama.com/)
• Lese Pierre - Florianópolis (http://lesepierre.blogspot.com/ )
• Nestor Jr. - Blumenau ( www.flickr.com/nestorjr )
• Rogério Puhl - Chapecó SC (http://rogeriopuhl.blogspot.com/ )