segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Fundação Cultural abre novas exposições

A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para visitar, a partir desta quarta-feira, 10, as exposições Caminho Inverso, de Clóvis Truppel, no MAB, Felipe Lobe, com Ser, fazer e ter, na Galeria Municipal de Arte, artistas da Bluap - com a mostra Identidades, na Sala Especial do MAB, cartazes do Cinearte - Retrospectiva 2008 – curadoria de Herbert Holetz, na Galeria do Papel, e a exposição Fotoelétrica, de Alexandre Venera e Charles Steuck, na Sala Elke Hering. As mostras estarão abertas à visitação pública de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17h30min; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16 horas. A entrada é gratuita e a Fundação Cultural fica na Rua Quinze de Novembro, 161. Visitação até fevereiro de 2009.

A fase atual de Clóvis Truppel continua dentro de sua linguagem figurativa. Neste trabalho, coincidentemente, algumas das obras são chamadas de geografia fracto-facial, imagens desconstruídas, que em sua essência ainda contém na imagética os traços que identificam sua origem, ou seja, o rosto da pessoa retratada. É uma exposição onde permanecem seus traços um pouco alheios à estética comum; pessoas que estão ligadas direta ou indiretamente à sua trajetória são retratadas principalmente por seu apelo estético-figurativo, importância na vida particular do artista e ou em suas áreas de atuação. Estas obras, todas de beleza singular, foram criadas virtualmente com os recursos da moderna tecnologia, computadores, mesa digitalizadora, softwares de manipulação de imagens, filtros e outros recursos gráficos e que são materializadas por Clóvis Truppel com toda a beleza pictórica proporcionada por estes recursos.

Iniciando sua carreira em 2001, o artista plástico Felipe Lobe adquiriu o gosto pela pintura de seu antepassado, o expressionista alemão Frederico Guilherme Lobe. As obras de Felipe ampliam conceitos que exploram o expressionismo de forma inovadora. Se destacam nos mais variados formatos visuais, sempre explorando novas técnicas e materiais diferentes, criando uma própria identidade em suas obras. Desenvolveu ao longo desses anos diversos trabalhos e projetos, com destaque para o Clube da Arte Felipe Lobe, a obra premiada "Na Cadeira", no Salão do Jovem Artista da RBS 2008, a Mostra Catarinense de Arte Indaial 2008, Pretexto Sesc 2008, em Blumenau, entre outros.

A exposição coletiva da Bluap, que acontece na Sala Especial do MAB, tem como proposta ampliar as reflexões sobre "Identidades". Formas de identidades pessoais e coletivas que apesar de serem muitas vezes contraditórias, acabam se cruzando, podendo até se completar. Participam da mostra, vinte e nove artistas associados, explorando possibilidades de compreensão das representações das obras apresentadas.

Exposição Fotoelétrica

Alexandre Venera e Charles Steuck ocupam a Sala Elke Hering da Fundação Cultural de Blumenau com a mostra Fotoelétrica, onde podem ser conferidos trabalhos de pesquisa e experimentações impulsionados e conduzidos na eletricidade. Venera desde 2000 vem produzindo uma série de trabalhos em multimídia. Charles explora novos suportes para a fotografia.

Fontes: Reynaldo Pfau (Diretor do MAB) 3326 6596 e 9927 5760.
Jornalista: Marilí Martendal – MTb/SC 00694 JP. 3326 8124 e 9943 0235.

3 comentários:

Anônimo disse...

Opa! Existe vida ainda!
Que bom!

Ricardo disse...

Fantástica a exposição! O que há de melhor na região!
parabéns...

Clara Mendes disse...

Ei, muito bom! Infelizmente, quando eu fui tinham apagado a iluminação da obra do Venera. Muito bom o jeito que o Charles expôs as fotografias. O Clóvis e o Lobe, ótimos também.