terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Deliberações Setorial Artes Cênicas - 3a Conferência de Cultura

A 3a Conferência Municipal de Cultura de Blumenau terminou pela metade, em virtude das fortes chuvas daquele sábado, véspera de tragédia. Ainda assim, aconteceram discussões, os grupos se reuniram e apresentaram propostas. Eis aqui as percepções e propostas da Setorial Artes Cênicas, da qual participei e fui um dos relatores.

Senhores gestores;
Conselheiros de Cultura;
Artistas e produtores culturais;

Algumas percepções da Setorial “Artes Cênicas” sobre o processo de Conferência:

• A Conferência Municipal de Cultura deve ser a norteadora das políticas e ações culturais em Blumenau;

• As discussões sobre política cultural não devem ficar restritas ao espaço-tempo de uma Conferência. Esses debates devem ter seqüência durante o ano inteiro, articulando artistas, produtores culturais, conselheiros municipais, empresários e poder público;

• A comunicação entre artistas, produtores culturais e conselheiros de cultura deve ser permanente e os avisos e convites feitos com antecedência;

• Entendemos que o atual processo que organiza a Conferência Municipal de Cultura é falho ao restringir todos os debates a um único dia. Propomos um novo modelo para a Conferência: quando de uma palestra de abertura, opcional e realizada na sexta a noite; o sábado, manhã e tarde, deve ser destinado aos debates dos grupos e a noite culminar com uma festa multicultural e o domingo, plenária final e deliberações.

• Propomos a organização de quatro grupos de trabalho para a 4ª Conferência Municipal de Cultura: a) Política Cultural; b) Gestão Pública de Cultura; c) Cultura e Pensamento e; d) Economia da Cultura, em consonância com os debates nacionais e motivando os participantes a pensar política cultural numa lógica coletiva.


Propostas da setorial “Artes Cênicas” para 3ª Conferência Municipal de Cultura- 2008.

1. Aumento dos valores do repasse ao Fundo Municipal de Cultura.
Agente: Artistas locais / Câmara de Vereadores / Conselho Municipal de Cultura.

2. Apoio para a pesquisa e produção dramaturgica e cênica através do lançamento de Edital Temático Artes Cênicas, contemplando, também, oficinas e workshops.
Agente: Artistas Locais/ Câmara de Vereadores/ Conselho Municipal de Cultura/ Fundação Cultural de Blumenau.

3. Criação da Lei Municipal de Fomento às Artes Cênicas.
Agente: Grupos teatrais de Blumenau / Câmara de Vereadores/ Conselho Municipal de Cultura.

4. Realização de circuitos de apresentações teatrais nas comunidades blumenauenses, utilizando os espaços físicos já existentes, em parceria com os grupos de teatro da cidade, a exemplo da Temporada Blumenauense de Teatro;
Agentes: Fundação Cultural de Blumenau/ Grupos de teatro de Blumenau.

5. Contribuir com a captação de recursos para a Temporada Blumenauense de Teatro;
Agente: Fundação Cultural de Blumenau.

6. Adequação físico-estrutural da sala Carlos Jardim;
Agentes: Fundação Cultural de Blumenau.

7. Revisão do organograma da Fundação Cultural de Blumenau a fim de instituir critérios para a indicação dos gestores culturais, a partir de competências e afinidade com a área cultural;
Agentes: Artistas locais/ Conselho Municipal de Cultura/ Câmara de Vereadores/ Gabinete do Prefeito.

8. Divulgação das reuniões do Conselho Municipal de Cultura no Roteiro Cultural de Blumenau;
Agente: Conselho Municipal de Blumenau/ Fundação Cultural de Blumenau

9. Realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura no mês de setembro de 2009, contando com dois dias de debates e organizada a partir dos seguintes grupos de trabalho; Política Cultural; Gestão Pública de Cultura; Cultura e Pensamento; Economia da Cultura.
Agente: Conselho Municipal de Cultura


Abraços e firmes para o próximo ano!

Um comentário:

Clara Mendes disse...

Olá Marcito.
Participar da conferência foi uma aventura, né? Concordo que fazer a Conferência rapidinha style não dá tempo de ninguém curtir. Achei boa a idéia dos GTs.
O grupo de música também elaborou uma redação e alguns dos objetivos já vamos pôr em prática ano que vem. Inclusive, algumas sugestões do grupo de cênicas caberiam em todas as linguagens artísticas. Infelizmente, o grupo de música era minguadinho, coitadinho. Mas foi massa.