domingo, 1 de agosto de 2010

Enfim, mais um convencido!

31/07/2010 | N° 12006. Jornal de Santa Catarina.

CLÓVIS REIS

clovis.reis@santa.com.br

  • Só tem um jeito: o ônibus

    Os congestionamentos provocados pela reforma da Rua 7 de Setembro reacenderam o debate sobre a crise de mobilidade urbana, o apagão viário que ronda Blumenau durante determinados horários do dia. Por mais que se dê voltas ao problema, a resposta é sempre a mesma: a melhor maneira de desafogar as nossas ruas passa pelo uso dos ônibus. Se mais gente usasse o transporte coletivo, haveria menos carros nas ruas e o tráfego fluiria com mais rapidez.

    Já disse em outras ocasiões que eu mesmo resisti à tese acima. O professor Ricardo Machado, o empresário Eldon Jung, aquele debate que a RBS promoveu sobre mobilidade urbana, todos foram aos poucos me convencendo de que a melhor alternativa para o nosso trânsito é o ônibus. Não importa o ângulo pelo qual se examine a questão (economia, segurança, responsabilidade ambiental etc.), todas as análises apontam para a mesma conclusão. A recuperação do transporte coletivo, conjugada com o emprego de meios alternativos para o deslocamento, como é o caso da bicicleta, é a solução mais barata, rápida e ecologicamente consequente para que a cidade tenha um trânsito mais humano.

    Por isso, tenho tantas expectativas sobre as mudanças que se anunciam com a implantação dos corredores exclusivos para o transporte coletivo. A medida produzirá um impacto forte nas ruas, favorecendo a passagem dos ônibus em detrimento dos carros particulares. O Seterb tem a obrigação – isso mesmo, obrigação! – de fazer a coisa funcionar. Se houver mais ônibus, se eles forem mais ágeis que os outros veículos, se oferecerem mais conforto, não haverá razão que impeça uma mudança de hábitos, para que as pessoas, enfim, deixem o carro em casa e venham para o trabalho, a escola e os demais compromissos empregando o sistema público de transporte.

    A desmoralização da proposta vai acontecer se ônibus e carros continuarem parados, como está ocorrendo agora na reforma da Rua 7 de Setembro. Aí sim, seria o fim, o caos com o qual já contam alguns leitores que postaram seus comentários no blog Trânsito no Vale (www.santa.com.br). De minha parte, conservo uma ponta de esperança. Acredito que o Seterb tenha compromisso com o presente e o futuro de Blumenau.

Nenhum comentário: