quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Sarau Eletrônico publica entrevista com Salim Miguel


O Sarau Eletrônco, site de literatura da Biblioteca da Universidade Regional de Blumenau (FURB), publica grande entrevista com o escritor Salim Miguel, autor de 30 livros e detentor de diversos prêmios literários e vasta experiência no jornalismo nacional. Seu mais novo romance, “Jornada com Rupert”, que aborda a imigração germânica no Vale do Itajaí, será lançado na Biblioteca Universitária da FURB no dia 13 de novembro.
Salim Miguel recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Santa Catarina e de intelectual do ano pela União Brasileira dos Escritores e Folha de S. Paulo (Troféu Juca Pato).
Nascido no Líbano em 1924, Salim Miguel chegou ao Brasil ainda criança. Depois de viver sua adolescência no município catarinense de Biguaçu, mudou-se para Florianópolis onde, nas décadas de 1940 e 50, integrou o movimento modernista nas artes catarinenses: o Grupo Sul. Juntamente com sua esposa, a também escritora Eglê Malheiros, escreveu o roteiro do primeiro longa-metragem catarinense, o filme “O Preço da Ilusão”. Em 1965, depois de ser preso pelo Regime Militar, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde editou a revista Ficção e trabalhou para a Editora Bloch e de onde retornou em 1979. Jornalista renomado com passagem por diversos jornais e revistas nacionais, Salim Miguel dirigiu também a editora da Universidade Federal de Santa Catarina e a Fundação Cultural Franklin Cascaes.
Autor de 30 livros, entre contos, crônicas, romances, depoimentos e impressões de leitura, dos quais se destacam: “A Morte do Tenente e Outras Mortes”, “A Voz Submersa”, “Nur na Escuridão” (que recebeu o prêmio de melhor romance de 1999 pela Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Zaffari & Bourbon da 9º Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo), “A Vida Breve de Sezefredo das Neves, poeta” (indicado para o Prêmio Jabuti) e “Mare Nostrum”.
Na entrevista o escritor e jornalista conta sobre a parceria que estabeleceu com um livreiro cego e que lhe oportunizou as primeiras leituras, ainda em Biguaçu; relembra sua infância, a experiência com o Grupo Sul e os momentos difíceis por que passou durante a Ditadura Militar brasileira e fala da sua história no jornalismo, das suas aventuras literárias e da sua experiência como escritor.
O Sarau Eletrônico pode ser acessado através do endereço eletrônico www.bc.furb.br/saraueletronico

Nenhum comentário: