terça-feira, 30 de setembro de 2008

Sarau Eletrônico publica entrevista com o escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto

Sarau Eletrônico Publica entrevista com o escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto



Já está disponível no Sarau Eletrônico ( www.bc.furb.br/saraueletronico ), site de literatura mantido pela Biblioteca Universitária da FURB, a entrevista com o escritor e professor Godofredo de Oliveira Neto.
Godofredo de Oliveira Neto nasceu em Blumenau, cursou seus estudos superiores na França durante os anos da ditadura brasileira e atualmente reside no Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Línguas Vernáculas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, graduou-se em Relações Internacionais pelo Instituto de Altos Estudos Internacionais da Universidade de Paris II (França) e em Letras pela Universidade de Paris III (França), onde também realizou seu mestrado em Letras. Possui ainda o título de Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ocupou diversos cargos técnicos em instituições nacionais e internacionais, e integra diversos grupos de pesquisa em literatura, dentre os quais o comitê de pesquisadores da Association Archives de la Litérature Latino-américaine des Caraibes et Africaines du XX Siècle, ligado à UNESCO. Preside a Comissão de Língua Portuguesa do Ministério da Educação do Brasil e o Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa da CPLP, entidades responsáveis pela implementação do novo Acordo Ortográfico nos países lusófonos. Pesquisador de Graciliano Ramos, é autor de diversos livros: “Faina de Jurema” (1981), “A Ficção na Realidade em São Bernardo” (1990), “O Bruxo do Contestado” (1996), “Pedaço de Santo” (1997), “Oleg e os Clones” (1999), “Marcelino Nanmbrá, O Manumisso” (2000), “Ana e a Margem do Rio” (2002) e “Menino Oculto” (2005).
Apesar de residir no Rio de Janeiro, Godofredo de Oliveira Neto costumeiramente ruma a Blumenau, seja para visitar seus parentes, seja para se refugiar na propriedade que a família mantém no interior do Parque das Nascentes, onde escreve seus livros.
Na cidade por convite da organização do 3º Fórum de Literatura Brasileira de Blumenau, onde palestrou, Godofredo concedeu esta entrevista ao Sarau Eletrônico no final do mês de agosto de 2008. Neste depoimento, fala sobre sua biografia, analisa sua produção literária e aborda o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Mesclando história e literatura, local e universal, o resultado da entrevista constrói uma breve cartografia da produção literária deste autor que, apesar de nacional, não abandonou sua condição local.

Nenhum comentário: